Institucional

Campus Viçosa

Equipe da UFV inicia atividades da Operação Amazonas do Projeto Rondon

09/07/2025

A equipe representante da UFV na Operação Amazonas do Projeto Rondon começou, nesta quarta-feira (9), a realizar as atividades em Tabatinga, município localizado na tríplice fronteira, entre Colômbia e Peru. O grupo promoverá oficinas, trabalhos comunitários e palestras para a população local e os gestores da comunidade, até 27 de julho, como parte das ações do Conjunto B da operação: Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho.

Compõem a equipe da UFV os professores Guilherme Martin e Rosangela de Freitas, dos departamentos de Microbiologia e Tecnologia de Alimentos, respectivamente, e oito graduandos selecionados, de diferentes cursos, do campus Viçosa: Joana Ribeiro (Enfermagem), Davi Mendes (Bioquímica), Lucas Rocha (Jornalismo), Laiz Faber (Nutrição), Vicente Ribeiro (Agronomia), Fatou Cissé (Engenharia Ambiental), Vitor Grossi (Secretariado Executivo Trilíngue) e Bruna Campos (Direito).

De acordo com o coordenador da equipe, Guilherme Martin, a atuação em campo dos estudantes permitirá com que eles apliquem na prática o que aprendem em sala de aula, além de desenvolverem competências essenciais para o exercício da cidadania. “Com certeza, o rondonista que vai para a operação, quando volta, retorna diferente. Ele sente na pele, junto daquela comunidade que está sendo atendida, as dificuldades, entende os desafios e tenta propor soluções para resolver essas questões que são tão importantes para o desenvolvimento econômico e social da região”.

Mais informações sobre a equipe da Universidade e as ações que serão desenvolvidas podem ser acompanhas pelos Instagram do Projeto Rondon UFV.

Sobre o Rondon

O Rondon é um projeto coordenado pelo Ministério da Defesa que visa à integração social, envolvendo a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções para os problemas de comunidades carentes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e ampliando o bem-estar da população.

Nesta operação, participam 26 universidades de todo o Brasil e 262 estudantes e professores, que desenvolverão atividades em 12 municípios do Amazonas. Dentre seus objetivos estão: contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional por meio de ações participativas sobre a realidade do país, e consolidar o sentido de responsabilidade social e coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais. Além disso, busca estimular no estudante a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

Outros detalhes estão disponíveis no site do Ministério da Defesa no Instagram do Projeto Rondon.