Institucional
Campus Viçosa
09/07/2025
A equipe representante da UFV na Operação Amazonas do Projeto Rondon começou, nesta quarta-feira (9), a realizar as atividades em Tabatinga, município localizado na tríplice fronteira, entre Colômbia e Peru. O grupo promoverá oficinas, trabalhos comunitários e palestras para a população local e os gestores da comunidade, até 27 de julho, como parte das ações do Conjunto B da operação: Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho.
Compõem a equipe da UFV os professores Guilherme Martin e Rosangela de Freitas, dos departamentos de Microbiologia e Tecnologia de Alimentos, respectivamente, e oito graduandos selecionados, de diferentes cursos, do campus Viçosa: Joana Ribeiro (Enfermagem), Davi Mendes (Bioquímica), Lucas Rocha (Jornalismo), Laiz Faber (Nutrição), Vicente Ribeiro (Agronomia), Fatou Cissé (Engenharia Ambiental), Vitor Grossi (Secretariado Executivo Trilíngue) e Bruna Campos (Direito).
De acordo com o coordenador da equipe, Guilherme Martin, a atuação em campo dos estudantes permitirá com que eles apliquem na prática o que aprendem em sala de aula, além de desenvolverem competências essenciais para o exercício da cidadania. “Com certeza, o rondonista que vai para a operação, quando volta, retorna diferente. Ele sente na pele, junto daquela comunidade que está sendo atendida, as dificuldades, entende os desafios e tenta propor soluções para resolver essas questões que são tão importantes para o desenvolvimento econômico e social da região”.
Mais informações sobre a equipe da Universidade e as ações que serão desenvolvidas podem ser acompanhas pelos Instagram do Projeto Rondon UFV.
O Rondon é um projeto coordenado pelo Ministério da Defesa que visa à integração social, envolvendo a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções para os problemas de comunidades carentes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e ampliando o bem-estar da população.
Nesta operação, participam 26 universidades de todo o Brasil e 262 estudantes e professores, que desenvolverão atividades em 12 municípios do Amazonas. Dentre seus objetivos estão: contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional por meio de ações participativas sobre a realidade do país, e consolidar o sentido de responsabilidade social e coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais. Além disso, busca estimular no estudante a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.
Outros detalhes estão disponíveis no site do Ministério da Defesa no Instagram do Projeto Rondon.
Institucional
95ª Semana do Fazendeiro começa neste sábado com programação diversificada
10/07/2025
Institucional
Editora UFV seleciona obras para publicação
09/07/2025
Pra ler, ouvir ou ver
Grupo Entre Folhas - Plantas Medicinais realiza lançamento de livros e outros materiais
09/07/2025
Serviços
Trânsito fica interrompido na Vila Giannetti nesta quinta-feira
09/07/2025
95ª Semana do Fazendeiro começa neste sábado com programação diversificada
10/07/2025
Editora UFV seleciona obras para publicação
09/07/2025
Equipe da UFV inicia atividades da Operação Amazonas do Projeto Rondon
09/07/2025
Arquivo Central e Histórico disponibiliza série de cartazes de edições da Semana do Fazendeiro
09/07/2025
UFV integra programa federal que une extensão e participação social nos territórios
08/07/2025