Pra ler, ouvir ou ver
Campus Rio Paranaiba
02/07/2025
O professor Luís André Nepomuceno, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, do campus de Rio Paranaíba da UFV, lançou o livro A nação imaginária: ensaios sobre o Renascimento português, pela editora Annablume, de São Paulo. O volume é resultado de uma longa pesquisa de 12 anos sobre o tema, concluído como projeto de pós-doutoramento oferecido à Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.
Ao longo de suas 526 páginas, a proposta de edição apresenta um quadro amplo e diversificado sobre questões que envolvem o Renascimento em Portugal, com 19 ensaios sobre autores distintos, numa análise de problematização histórica e sociológica, especialmente a partir das obras de autores envolvidos direta ou indiretamente com a complexa questão da expansão marítima.
Segundo o autor, trata-se do primeiro estudo publicado no Brasil com uma problematização tão ampla e completa. O livro pode ser adquirido diretamente pelo site da Annablume, ou com desconto, pela livraria O Ateneum.
Pra ler, ouvir ou ver
Professor da UFV publica livro sobre Renascimento Português
02/07/2025
Extensão
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura divulga edital do Programa de Residência Profissional Agrícola
02/07/2025
Institucional
UFV tem primeiro trabalho de conclusão de curso defendido por estudante cego
02/07/2025
Serviços
Restaurantes Universitários têm funcionamento diferenciado durante férias e 95ª Semana do Fazendeiro
01/07/2025
Professor da UFV publica livro sobre Renascimento Português
02/07/2025
Professores do DBV e da ULisboa publicam livro sobre produção e sustentabilidade da cafeicultura em cenário de mudanças climáticas globais
14/04/2025
Capes passa avaliar artigos pela qualidade, e não mais pelo impacto da revista
27/11/2024
Professor do Departamento de Arquitetura lança livro sobre plano diretor nesta terça-feira
20/09/2024
Projeto Fermenta Móvel lança podcast sobre benefícios da fermentação de alimentos e bebidas para saúde
23/08/2024