Institucional

Todos os campi

Ex-aluna do CAp-Coluni conquista Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

10/02/2025

Nesta terça-feira (11), data em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a ex-aluna do Colégio de Aplicação da UFV Millena Xavier Martins receberá o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Categoria Ensino Médio: Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. A cerimônia acontecerá no Salão Nobre do Centro MariAntonia da Universidade de São Paulo, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo Canal da SBPC no YouTube.

Millena Xavier Martins conquistou a premiação pelo trabalho Autinosis: Inteligência Artificial na Triagem do Diagnóstico de Autismo. Seu estudo contou com o desenvolvimento de um programa, que, a partir do uso da Inteligência Artificial, auxilia na primeira etapa do processo para diagnosticar pessoas do espectro autista, reduzindo as disparidades e tornando a triagem mais acessível.

A ex-aluna do CAp-Coluni, que concluiu o ensino médio neste ano, será a única representante de Minas Gerais premiada nesta edição. Ao todo, foram 765 inscrições válidas, sendo 166 de alunas do ensino médio e 599 de graduação. Conquistaram os prêmios seis trabalhos: três de ensino médio e três de graduação, dentro das três grandes áreas de conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

Criado em 2019, o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente, Carolina Martuscelli Bori. A premiação tem como objetivo reconhecer jovens talentosas cujas pesquisas de iniciação científica demonstrem criatividade, rigor metodológico e potencial para contribuir com o futuro da ciência no país.

Mais detalhes sobre o trabalho de Millena podem ser obtidos na reportagem divulgada no site da SBPC.