Institucional

Todos os campi

Universidade lamenta falecimento do ex-reitor Antonio Fagundes

10/02/2025

Com muito pesar a UFV recebeu a notícia de falecimento, nesta segunda-feira (10), do ex-reitor Antonio Fagundes de Sousa (1934-2025). O “professor Fagundes”, como era conhecido, esteve à frente da instituição por três gestões (1974 a 1978; 1982 a 1984 e 1988 a 1992), sendo responsável pela expansão da Universidade em todos os âmbitos. 

Durante seus mandatos, foram criados os cursos de graduação em Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Física, Administração, Ciências Econômicas, Engenharia de Agrimensura, Letras, Química, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Nutrição, Arquitetura e Urbanismo e Direito. Houve também a criação dos mestrados em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência Florestal, Genética e Melhoramento. Fitopatologia, Solos e Nutrição de Plantas, Agroquímica, Engenharia Civil e Economia Doméstica, além dos doutorados em Ciência Florestal e Engenharia Agrícola.

Para atender à expansão de cursos e novos alunos, a administração do professor Fagundes implantou uma política arrojada de recursos humanos, com a contratação de novos docentes e técnicos administrativos, e promoveu grande expansão das instalações de espaços físicos. Alguns prédios construídos nos períodos de sua gestão são: o PVA I; antigo Departamento de Fitotecnia; Anexo do Departamento de Economia Rural; Imprensa Universitária; Pavilhão de Ginástica; Alojamento pós-graduação – Posinho; Centro Nacional de Armazenagem (Centreinar); Aviário; Piscicultura e Centro de Vivência.

O professor Fagundes era engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg), que deu origem à UFV. Mestre em Economia Rural pela mesma instituição, também foi reitor na Universidade Federal de Ouro Preto, de 1979 a 1982, membro do Conselho Federal de Educação e deputado constituinte por Minas Gerais. Ele ingressou na antiga Uremg, em 1959, e se aposentou na UFV, como professor do Departamento de Economia Rural, na década de 1990.


Foto: Arquivo Histórico da UFV

Para o reitor Demetrius David da Silva, “o professor Fagundes era um visionário e teve uma importância significativa para a história da UFV, que se abriu para novos campos do saber. Sem dúvida, suas ações contribuíram para a trajetória de excelência da instituição em suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Ele deixa um grande legado e um compromisso institucional que deve ser sempre lembrado por seus sucessores na gestão da Universidade”.

O ex-reitor Antonio Fagundes foi casado com Maria Francisca Tereza Fialho de Souza, com quem teve os filhos Aparecida Maria, Antônio César e Maria Tereza, essa professora do Departamento de Nutrição. Ele teve sete netos, dentre eles Larissa Sousa Campos, professora do curso de Engenharia de Produção, no campus Rio Paranaíba. A Universidade se solidariza com a família e amigos do professor Antonio Fagundes de Sousa.

Vale destacar que o professor faleceu em Belo Horizonte, onde morava nos últimos anos. O velório será nesta terça-feira (11), das 13h às 17h, no Cerimonial Santa Casa, nº 3, localizado na rua Domingos Vieira, nº 600, no bairro Santa Efigênia, na capital mineira. O corpo será cremado em Betim. A UFV declarou luto oficial por três dias, em razão do falecimento do ex-reitor.

Fonte: Personagens UFV