Institucional

Todos os campi

UFV discute parcerias com Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

04/02/2025

O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, e o pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto, estiveram reunidos com representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na tarde desta terça-feira (4). O encontro, que aconteceu na sede da CNA em Brasília, teve como objetivo discutir diversas parcerias entre as instituições nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Da esq. à dir.: o pró-reitor José Ambrósio; Daniel Carrara, ex-aluno da UFV e diretor do Senar; o reitor Demetrius; Christiano Nascif, ex-aluno da Universidade e coordenador de novas tecnologias do Senar; e Eduardo Gomes, diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Senar

De acordo com o reitor, a reunião foi muito produtiva e sinalizou importantes encaminhamentos para que a expertise da Universidade em diversas áreas e, especialmente no setor agrário, contribua para a solução de problemas em temas prioritários da CNA e do Senar. Dentre as parcerias, ele destacou o apoio na geração e adaptação de tecnologias voltadas aos pequenos produtores e à recuperação e ampliação dos pontos positivos do Programa de Residência Profissional Agrícola, buscando atrair mais recém-formados e contribuir para o seu desenvolvimento.

Foram debatidas ainda as seguintes ações da UFV: apoio na atualização metodológica, pedagógica e de conteúdo em cursos de formação nas áreas de Forragicultura, Administração rural, Agricultura de precisão, Mecanização agrícola, Pecuária de precisão, dentre outros; oferta de cursos de especialização lato sensu semipresenciais e de stricto sensu; auxílio no desenvolvimento de inovações tecnológicas para que o jovem urbano possa prestar serviços no meio rural, com foco no pequeno produtor; e apoio na construção de estratégias para convivência e mitigação das externalidades das mudanças climáticas na produção agropecuária e infraestruturas no meio rural.