Institucional

Todos os campi

UFV é oitava federal no QS World University Rankings Sustainability

11/12/2024

A UFV alcançou destaque em mais um ranking mundial, desta vez no QS World University Rankings: Sustainability. Dentre 1.744 instituições de ensino superior do mundo, a Universidade obteve o segundo lugar entre as mineiras, oitava entre as federais, a 13ª colocação entre as brasileiras e ficou na 740ª posição na classificação geral.

Esta é a terceira edição do ranking e pela segunda vez a UFV está entre as mais bem avaliadas e com melhoria da sua colocação em todos os indicadores em comparação com a última edição, em que havia alcançado a classificação 1.200 +.

O ranking engloba três categorias: Impacto Ambiental, Impacto Social e Governança, conhecidos globalmente pela sigla ESG - Environmental, Social and Governance. Cada um dessas categorias abarcam diferentes indicadores, como sustentabilidade, educação e pesquisas ambientais, igualdade, compartilhamento de conhecimento, impacto educacional, empregabilidade, oportunidades, saúde e bem-estar, dentre outros.

Para o reitor Demetrius David da Silva, o salto da Universidade no ranking é mais uma prova dos avanços alcançados na área, por meio da dedicação e empenho de toda a equipe, especialmente em iniciativas como o Programa UFV+Sustentável e nas ações da Diretoria de Governança Institucional. Ele lembrou que a Universidade conquistou recentemente a segunda colocação geral, dentre 387 instituições públicas federais, no iESGo 2024 – Índice ESG, divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Todos esses resultados “demonstram o nosso compromisso com boas práticas sustentáveis e de governança e gestão, sinalizando ainda que podemos avançar muito mais.”

Ao todo, apenas 42 instituições brasileiras aparecem no ranking de sustentabilidade do QS, entre públicas e privadas. A primeira do país é a Universidade de São Paulo. Todos os detalhes podem ser obtidos no site do QS.