Institucional
Todos os campi
30/09/2024
A UFV conquistou a segunda colocação geral no iESGo 2024 – Índice ESG, divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No levantamento, que avaliou aspectos ambientais, sociais e de governança de 387 instituições públicas federais, a Universidade obteve uma pontuação de 98%, demonstrando seu compromisso com boas práticas sustentáveis e de governança e gestão.
Por meio do novo índice de avaliação de governança organizacional, o iESGo, que substituiu o iGG (Índice Integrado de Governança e Gestão), o TCU avalia as práticas de governança e adota parâmetros de sustentabilidade social e ambiental, compondo as dimensões representadas no termo ESG (Environmental, Social and Governance). É mensurada ainda a aderência das práticas adotadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para esse levantamento do iESGo, cada instituição precisou responder a quase 600 questionamentos, que abordaram os seguintes temas: Liderança, Estratégia, Controle, Gestão de Pessoas, de Tecnologia da Informação e da Segurança da Informação e de Contratações, Orçamento e Sustentabilidade Ambiental e Social. A UFV se destacou em todos eles, ficando atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na média geral.
A evolução da Governança na UFV tem sido notada desde 2019, quando a Universidade ocupava apenas a 283ª posição, com um IGG de somente 38,00%. Os primeiros resultados vieram na avaliação de 2021, em que a instituição saltou da 283ª posição para a 8ª, tendo o iGG passado de 38,00% para 88,80%.
Agora com o IESGo, a UFV novamente avança sua posição de destaque, passando da 8ª posição para a 2ª no ranking geral, estando a apenas 0,58% da primeira colocada. Como pode ser conferido na tabela abaixo, a Universidade obteve mais de 90% em todos os indicadores, chegando inclusive a alcançar 100% em cinco deles, sendo possível notar ainda que a instituição avançou muito em todos os índices nos últimos anos.
De acordo com o diretor de Governança Institucional da UFV, Fabrício Tadeu da Silva, esse excelente desempenho é resultado de um trabalho constante para melhorar os processos internos e seguir as melhores práticas de gestão. "A Universidade mostra que está comprometida com a transparência, a responsabilidade e a sustentabilidade, o que ajuda a fortalecer sua imagem e a oferecer serviços de qualidade para a sociedade", destaca.
Como indica o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Evandro Rodrigues de Faria, os resultados obtidos pela UFV no iESGo 2024 estão alinhados aos ODS da ONU e com as metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024-2029) da Universidade. A alta pontuação no indicador de governança pública organizacional (iGovPub), por exemplo, demonstra a eficácia das ações implementadas para fortalecer a gestão institucional, avaliação esta que superou o resultado esperado para a Meta 1 do Objetivo Gov1 do PDI 2024-2029.
Dentre as ações adotadas pela UFV que contribuíram para esses resultados, destacam-se: a criação de um Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGRC) e do Comitê de Governança Digital (CGD); a instituição de normativos para aprimoramento dos controles, como a Política de Governança Institucional, Código de Ética, Política de Promoção dos Direitos Humanos e Combate às Opressões, Programa de Integridade, Política de Segurança da Informação e Comunicações, a implementação e agregação da gestão de riscos na concepção dos objetivos estratégicos, dos processos, do plano de integridade e de tecnologia da informação.
Para o reitor Demetrius David da Silva, o resultado alcançado em uma avaliação tão importante e minuciosa quanto a do iESGo é mais uma prova da gestão eficiente da Universidade. “Esse é mais um levantamento nacional em que a UFV se evidencia na excelência da governança e gestão ambiental e social, de forma responsável, reafirmando assim, mais uma vez, o seu compromisso com a melhoria contínua e com a construção de um futuro mais sustentável para todos”.
O reitor também ressalta que a parceria com a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) foi fundamental para o aprimoramento da instituição, uma vez que a Fundação participou de diversas discussões para a melhoria dos processos institucionais e atualmente financia o Programa de disseminação da cultura de gestão de riscos e Implementação do Escritório de Processos na UFV, o Programa UFV + Sustentável e o Programa de Engajamento, Comunicação e Mobilização em Sustentabilidade UFV/Funarbe.
As informações mais detalhadas, como o histórico de avaliações, a metodologia de coleta de dados, o relatório individual da UFV no iESGo 2024, planilha com dados dinâmicos da avaliação, podem ser conferidas na página da Diretoria de Governança Institucional dedicada às avaliações do TCU.
Serviços
Divisão de Saúde inicia atendimentos de Endocrinologia Pediátrica
31/03/2025
Extensão
Prazo para cadastro de cursos na 95ª Semana do Fazendeiro vai até próxima segunda
31/03/2025
Falecimento
Cláudia Maria da Silva Marçal (1970 - 2025)
31/03/2025
Institucional
Departamento de Agronomia tem novo chefe
31/03/2025
Departamento de Agronomia tem novo chefe
31/03/2025
Tecnologia desenvolvida na UFV auxilia na recuperação ambiental do Rio Grande do Sul
28/03/2025
PEC apresenta resultados preliminares dos editais Pibex e Pibex Jr 2025
28/03/2025
Auditoria Interna divulga Relatório Anual de Atividades
28/03/2025
Com mudanças aprovadas pela Capes, Universidade tem primeiro Programa de Pós-graduação em Política Social de Minas Gerais
28/03/2025