Todos os campi

UFV alcança segunda colocação em avaliação nacional de governança, gestão e sustentabilidade ambiental e social

30/09/2024

A UFV conquistou a segunda colocação geral no iESGo 2024 – Índice ESG, divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No levantamento, que avaliou aspectos ambientais, sociais e de governança de 387 instituições públicas federais, a Universidade obteve uma pontuação de 98%, demonstrando seu compromisso com boas práticas sustentáveis e de governança e gestão.

Por meio do novo índice de avaliação de governança organizacional, o iESGo, que substituiu o iGG (Índice Integrado de Governança e Gestão), o TCU avalia as práticas de governança e adota parâmetros de sustentabilidade social e ambiental, compondo as dimensões representadas no termo ESG (Environmental, Social and Governance). É mensuranda ainda a aderência das práticas adotadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para esse levantamento do iESGo, cada instituição precisou responder a quase 600 questionamentos, que abordaram os seguintes temas: Liderança, Estratégia, Controle, Gestão de Pessoas, de Tecnologia da Informação e da Segurança da Informação e de Contratações, Orçamento e Sustentabilidade Ambiental e Social. A UFV se destacou em todos eles, ficando atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na média geral.

A evolução da Governança na UFV tem sido notada desde 2019, quando a Universidade ocupava apenas a 283ª posição, com um IGG de apenas 38,00%. Os primeiros resultados vieram na avaliação de 2021, em que a instituição saltou da 283ª posição para a 8ª, tendo o iGG passado de 38,00% para 88,80%.

Agora com o IESGo, a UFV novamente avança sua posição de destaque, passando da 8ª posição para a 2ª no ranking geral, estando a apenas 0,58% da primeira colocada. Como pode ser conferido na tabela abaixo, a Universidade obteve mais de 90% em todos os indicadores, chegando inclusive a alcançar 100% em cinco deles, sendo possível notar ainda que a instituição avançou muito em todos os índices nos últimos anos.

De acordo com o diretor de Governança Institucional da UFV, Fabrício Tadeu da Silva, esse excelente desempenho é resultado de um trabalho constante para melhorar os processos internos e seguir as melhores práticas de gestão. "A Universidade mostra que está comprometida com a transparência, a responsabilidade e a sustentabilidade, o que ajuda a fortalecer sua imagem e a oferecer serviços de qualidade para a sociedade", destaca.

Como indica o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Evandro Rodrigues de Faria, os resultados obtidos pela UFV no iESGo 2024 estão alinhados aos ODS da ONU e com as metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024-2029) da Universidade. A alta pontuação no indicador de governança pública organizacional (iGovPub), por exemplo, demonstra a eficácia das ações implementadas para fortalecer a gestão institucional, avaliação esta que superou o resultado esperado para a Meta 1 do Objetivo Gov1 do PDI 2024-2029.

Dentre as ações adotadas pela UFV que contribuíram para esses resultados, destacam-se: a criação de um Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGRC) e do Comitê de Governança Digital (CGD); a instituição de normativos para aprimoramento dos controles, como a Política de Governança Institucional, Código de Ética, Política de Promoção dos Direitos Humanos e Combate às Opressões, Programa de Integridade, Política de Segurança da Informação e Comunicações, a implementação e agregação da gestão de riscos na concepção dos objetivos estratégicos, dos processos, do plano de integridade e de tecnologia da informação.

Para o reitor Demetrius David da Silva, o resultado alcançado em uma avaliação tão importante e minuciosa quanto a do iESGo é mais uma prova da gestão eficiente da Universidade. “Esse é mais um levantamento nacional em que a UFV se evidencia na excelência da governança e gestão ambiental e social, de forma responsável, reafirmando assim, mais uma vez, o seu compromisso com a melhoria contínua e com a construção de um futuro mais sustentável para todos”.

O reitor também ressalta que a parceria com a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) foi fundamental para o aprimoramento da instituição, uma vez que a Fundação participou de diversas discussões para a melhoria dos processos institucionais e atualmente financia o  Programa de disseminação da cultura de gestão de riscos e Implementação do Escritório de Processos na UFV, o Programa UFV + Sustentável e o Programa de Engajamento, Comunicação e Mobilização em Sustentabilidade UFV/Funarbe.

As informações mais detalhadas, como o histórico de avaliações, a metodologia de coleta de dados, o relatório individual da UFV no iESGo 2024, planilha com dados dinâmicos da avaliação, podem ser conferidas na página da Diretoria de Governança Institucional dedicada às avaliações do TCU.