Institucional

Todos os campi

Artigo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento é premiado por revista internacional

28/11/2024

Um artigo publicado pelo pesquisador Saulo Chaves, durante seu doutoramento no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento da UFV, acaba de ser premiado pela revista americana Crop Science por mérito científico. O periódico é um dos mais importantes do mundo na área de Ciências Agrárias. Segundo o orientador da pesquisa e professor do Departamento de Agronomia, Luiz Antônio dos Santos Dias, o mérito do trabalho é ainda maior por focar no melhoramento genético do cupuaçuzeiro, uma fruteira nativa da Amazônia.

A premiação é feita em conjunto pelas sociedades americanas de ciência (American Society of Agronomy – ASA, Crop Science Society of America – CSSA e Soil Science Society of America – SSSA), que, anualmente, divulgam a lista dos artigos de maior destaque publicados em suas revistas no biênio anterior.

 Saulo Chaves, ao centro, com os orientadores Luiz Antônio Dias ( esquerda) e Kaio Dias

No artigo, os pesquisadores ressaltam o valor das medidas repetidas coletadas em experimentos com cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), conduzidos pelo pesquisador Rafael Moysés Alves (Embrapa Amazônia Oriental, Belém-PA). O estudo, segundo os autores, compara várias estruturas de covariâncias para efeitos genéticos e residuais, visando identificar o modelo que melhor se adapta ao conjunto de dados coletados durante nove anos. Os pesquisadores defendem a aplicação de modelos mistos, como a abordagem estatística mais favorável para analisar tais medidas. O artigo disponibiliza, ainda, os dados e os códigos de programação que foram utilizados. 

O professor do Departamento de Biologia Geral Kaio Olimpio das Graças Dias, co-orientador do trabalho, ressalta a importância de disponibilizar recursos que favorecem a reprodutibilidade do estudo, oferecendo um guia prático para pessoas interessadas em utilizar metodologia semelhante em outros bancos de dados. O trabalho contou  ainda com a co-orientação do pesquisador Rodrigo Silva Alves, da Cenibra.

Saulo Chaves cursou mestrado e doutorado na UFV. Este mês, ele foi aprovado no concurso para professor no Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP).

O trabalho utilizou plantios de Cupuaçuzeiro como referência (Foto: Ronaldo Rosa)