Institucional
Todos os campi
27/11/2024
Em um mundo cada vez mais digital, não ter um bom celular é um problema diário. Não apenas para se comunicar, mas também para usar aplicativos, ler textos, fotografar experimentos, pagar contas, gravar conteúdos e estar em dia com as demandas acadêmicas que envolvem tecnologias. Essa era a realidade dos 137 estudantes que foram, na tarde desta quarta-feira (27), a uma reunião no auditório da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead). Cada um deles tinha uma história de dificuldade para contar e saiu da reunião com um celular novo, de excelente qualidade e com um fone de ouvido bluetooth, doados pela UFV para auxiliar da rotina acadêmica, em uma ação sem precedentes na instituição. Os aparelhos foram apreendidos pela Receita Federal e doados à Universidade após demanda da Administração Superior.
Na cerimônia, estavam presentes o reitor Demetrius David da Silva; a vice-reitora Rejane Nascentes; os pró-reitores de Assuntos Comunitários (PCD) e de Ensino, respectivamente, Bruno David Henriques e Cristiane Baquim; a diretora do Centro de Ciências Exatas, Danielle Dias Martins; e o delegado da Receita Federal, Marcos Amorim. O evento, segundo o reitor, foi para mostrar ao representante da Receita o bom uso que será feito dos celulares e a importância que terão no processo de aprendizagem dos estudantes. Ele destacou ainda o trabalho incansável que a PCD tem realizado na assistência estudantil e resultam em ações como essa, que melhoram a qualidade de vida dos estudantes e contribuem para a permanência deles no ensino superior.
O pró-reitor de Assuntos Comunitários explicou que após a doação dos celulares pela Receita, a UFV abriu um edital para os alunos em vulnerabilidade socioeconômica assitidos pela PCD. Mais de 300 alunos se inscreveram e as demandas foram cuidadosamente analisadas pela equipe da Pró-reitoria, de acordo com as necessidades e contextos social e econômico de cada um. Outros 10 aparelhos foram entregues para estudantes dos campi de Rio Paranaíba e Florestal.
De acordo com o delegado Marcos Amorim, a Receita Federal tem se empenhado em se aproximar da sociedade mostrando a importância dos impostos e da proteção das fronteiras para proteger os comerciantes da concorrência desleal das importações não tributadas. Por isso, os celulares e outros equipamentos eletrônicos apreendidos têm sido doados para instituições públicas que cuidam de temas, como saúde e educação. “É uma honra participar deste evento e ver, de perto, o bem que esses equipamentos farão à formação dos estudantes. Faremos o possível para que a UFV seja novamente contemplada com outros aparelhos que poderão beneficiar a outros alunos também”, disse ele.
Serviços
Termina no dia 3 o prazo para lançamento de dezembro da Bolsa de Aprendizagem e Aprimoramento Profissional (BAAP)
27/11/2024
Institucional
Pesquisa sobre mulheres lésbicas universitárias busca voluntárias
27/11/2024
Institucional
Alunos da UFV recebem celulares apreendidos pela Receita Federal para contribuir com desempenho acadêmico
27/11/2024
Pra ler, ouvir ou ver
Capes passa avaliar artigos pela qualidade, e não mais pelo impacto da revista
28/11/2024
Pesquisa sobre mulheres lésbicas universitárias busca voluntárias
27/11/2024
Alunos da UFV recebem celulares apreendidos pela Receita Federal para contribuir com desempenho acadêmico
27/11/2024
Projeto interinstitucional promove educação midiática de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
26/11/2024
Adiado prazo para escolha de representantes docentes na CPPD
26/11/2024
Mostra de Profissões 2024 reúne 1,5 mil estudantes no campus Rio Paranaíba
26/11/2024