Institucional

Todos os campi

UFV e universidade chinesa assinam memorando de entendimento

21/11/2024

Demetrius (à direita) e Li Chegwei sentados à mesa posam segurando papel com a logo da UFV.

A Universidade Federal de Viçosa agora conta com um memorando de entendimento com a Henan Agricultural University (HAU), da China. O documento, que prevê colaborações entre as instituições, foi assinado presencialmente pelo reitor da UFV, Demetrius David da Silva (foto acima, à dir.), e pelo presidente do Conselho Universitário da HAU, Li Chegwei (à esq.). O encontro aconteceu na última terça-feira (19), na reitoria da Universidade.

Além do professor Li Chegwei, estiveram no campus Viçosa outros quatro representantes da Henan Agricultural University: Liu Yang, responsável pela área de intercâmbios e cooperações internacionais; Tang Jihua, responsável pela área de assuntos acadêmicos; Jia Lei, responsável pela área da Agronomia, e Yuan Zhiliang, professor da área de Ciências da Vida. Os visitantes também foram recebidos pelo diretor de Relações Internacionais da UFV, Vladimir Oliveira Di Iorio, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Raul Narciso Carvalho Guedes.

8 homens de pé lado a lado em frente a uma parede com com brasão da UFV posam para a foto.

Dentre os objetivos do memorando de entendimento estão o intercâmbio de professores, técnicos e estudantes, para capacitações e treinamentos, e o desenvolvimento conjunto de atividades de ensino, pesquisa e consultoria. De acordo com o professor Vladimir, a HAU tem atuação voltada para a Agricultura e entrou em contato com a UFV — em 2023 — em busca de cooperação relevante nessa área. As oportunidades proporcionadas pela aproximação entre as instituições, portanto, serão principalmente nesse campo de conhecimento e atividade.

O professor Demetrius lembrou que a relação entre a UFV e a China é ampla. Além da Henan Agricultural University, existem memorandos de entendimento vigentes com outras nove instituições chinesas. “Temos excelentes expectativas em relação aos resultados da colaboração”, afirmou.

Demetrius (à direita) e Li Cegwei posam de pé para a foto. Demetrius exibe uma caixa verde com arte chinesa em vermelho.  8 homens de meia-idade sentados ao redor de uma grande mesa de madeira. Brasão da UFV na parede ao fundo.

Após a assinatura do documento, a comissão da China conheceu parte do campus Viçosa. O professor Vladimir apresentou os edifícios mais emblemáticos e compartilhou um pouco da história da UFV com os visitantes.

Outras fotografias do dia estão disponíveis em photos.app.goo.gl/dBd5ZTiLMRTHyMH97.