Institucional

Todos os campi

UFV inicia instalação de avançado Sistema de Inteligência Artificial capaz de atender diferentes setores

18/11/2024

DGX A100 oferece um poder computacional sem precedentes

A UFV está abrindo mais uma porta para a inovação e ampliando as possibilidades relacionadas à Inteligência Artificial (IA) com a instalação, iniciada na última semana, do DGX A100. Trata-se de um sistema universal para todas as cargas de trabalho de IA, com capacidade de 5 petaFLOPS de desempenho. Em termos práticos, isso significa o poder de processamento equivalente a cerca de 100 mil computadores convencionais daqueles que temos em casa ou no trabalho. Conta com 8 GPUs NVIDIA A100 80GB Tensor Core, que entregam 640GB de Memória da GPU, 2TB de memória RAM, 30TB de Armazenamento Interno e rede InfiniBand de 200GB/s.

A máquina está sendo instalada na sede da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), no campus Viçosa, e, em breve, será disponibilizada para toda a comunidade científica da Universidade. Ela é mais um grande passo da instituição para o fortalecimento do uso da IA nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Algumas delas, inclusive, já são realizadas pelo Instituto de Inteligência Artificial e Computacional (Idata) da UFV, um dos setores aos quais a máquina atenderá.

A DGX A100 foi desenvolvida pela NVIDIA, uma plataforma versátil, capaz de atender às necessidades de diferentes áreas, como pesquisa acadêmica, indústria, saúde e finanças. De acordo com o chefe do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Científico (SDC) da Universidade, Eliab Coelho Venâncio, ela oferece um poder computacional sem precedentes, capaz de acelerar significativamente a pesquisa e o desenvolvimento em diversas áreas.

Eliab explica que “a DGX A100 é mais do que uma máquina; representa um salto quântico na capacidade de processamento de dados e na capacidade de resolver problemas complexos”. Apesar de seu poder computacional, foi projetada para ser fácil de usar. “Ela vem com um conjunto completo de ferramentas e softwares otimizados para acelerar o desenvolvimento de aplicações de IA. Além disso, oferece uma interface intuitiva que facilita a configuração e o gerenciamento dos recursos”.

O chefe da SDC considera que, ao democratizar o acesso a essa tecnologia de ponta, a instituição “impulsionará a inovação em diversos setores abrindo novas possibilidades para o futuro da inteligência artificial”. Para a utilização do equipamento, contudo, será necessário, neste primeiro momento, do registro, na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPG), de um projeto que demande processamento gráfico (GPU).

Os interessados em conhecer a configuração ou obter mais informações sobre o equipamento devem acessar o site do SDC.

 

Investimento

A aquisição e a instalação da DGX A100 representam um investimento de quase R$ 2 milhões previstos para o subprojeto Plataforma multiusuária de Inteligência Artificial aplicada à agropecuária digital, aprovado na chamada pública MCTI/Finep/FNDCT/CT-Infra Infraestrutura de Pesquisa em Áreas Prioritárias - Proinfra 2021.