Institucional

Todos os campi

UFV colabora com pesquisa para atualização da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa

11/11/2024

Nos dias 7 e 8 de novembro, aconteceram, no campus Viçosa, rodas de conversa com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com 60 anos ou mais de idade e com gestores e profissionais da rede municipal de saúde e assistência social. O diálogo teve como foco o mapeamento, compreensão e priorização dos problemas centrais vivenciados pelas pessoas idosas usuárias do SUS, as possíveis causas para essas dificuldades, bem como os caminhos para o seu enfrentamento e superação. O objetivo foi apontar questões que poderão contribuir para a atualização da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), aprovada em 2006. Viçosa é uma das cidades selecionadas para representar a região Sudeste em uma pesquisa que fundamentará essa atualização. A outra representante é Santos (SP).

As rodas de conversas na UFV foram organizadas pelo programa de extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), coordenado pelo Departamento de Nutrição e Saúde. Além de contribuir com subsídios para revisão e atualização da PNSPI, elas propiciaram um importante diagnóstico local, realizado de forma participativa e com escuta da gestão e dos usuários. Por isso, o programa de extensão Unapi e os grupos Greens (de Estudos e Práticas sobre Envelhecimento, Nutrição e Saúde) e Gecop (de Pesquisa Espaços Deliberativos e Governança Pública) seguirão colaborando na articulação desse processo junto ao município de Viçosa.

A pesquisa para atualização da PNSPI está em curso nas cinco regiões do país e vem sendo coordenada pelo grupo de trabalho Envelhecimento Saudável e Participativo, da Universidade de Brasília (UnB), e a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária em Saúde (Copid), do Ministério da Saúde.

Vale destacar que, no dia 8, a Pró-reitoria de Ensino da UFV recebeu a professora Marisete Safons (segunda na foto, da esquerda para a direita), envolvida com a iniciativa UnB 60+, que compartilhou a experiência da instituição com a oferta de vagas nos cursos de graduação da Universidade de Brasília para pessoas idosas, a exemplo da UFV. A professora Andréia Ribeiro, coordenadora da Unapi, também participou da reunião. Durante o encontro, os representantes das duas instituições discutiram caminhos para a criação de um fórum das universidades brasileiras que desenvolvem iniciativas de reserva de vagas para o público 60+.