Institucional

Todos os campi

Estudantes com destaque na graduação são homenageados pelos centros de ciências

27/09/2024

Eduarda, Ana Paula, Tállyson, Tobias, Tiago e Vanessa foram alguns dos 45 nomes chamados ao palco do auditório do Departamento de Engenharia Florestal, na manhã desta sexta-feira (27), para receber certificados de mérito pelo desempenho diferenciado durante a graduação. Além daqueles que serão agraciados na cerimônia de Colação de Grau, esta noite, com a Medalha Presidente Bernardes, esses também foram reconhecidos pelas suas trajetórias nos cursos em que se formam. O reconhecimento veio do Centro de Ciências Agrárias (CCA); do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB); do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE) e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH).

Thaís Gonçalves Abranches Paiva estava entre os que receberam o certificado. A diferença é que ela não subiu sozinha ao palco, mas na companhia da filha Emanuelly, de 7 meses. Da sua história com a UFV, portanto, onde está se formando em Licenciatura em Educação Infantil, ela leva o diploma e uma homenagem que ganha ainda mais significado quando se pensa no esforço em conciliar estudo, trabalho, gravidez, maternidade e amamentação. “Foram muitos desafios, mas é uma benção ver que eu consegui”, comemorou. Para isso, reconhece a rede de apoio com que pôde contar. Thaís, que trabalha na Polícia Civil, realizou seu sonho de menina ao se formar em um curso voltado para um público com quem sempre teve o desejo de lidar: a criança. Por meio dele, aprendeu como a criança constrói o seu conhecimento e se desenvolve. Poder acompanhar este processo da filha possibilitará à Thaís colocar em prática o aprendizado obtido. “É muito importante saber que ela vai se desenvolver da maneira que eu acredito”.  

Representando os agraciados, a formanda do curso de Bioquímica, Milena Godoi Lima, deixou registrado que a homenagem desta sexta marcou não só o nome da UFV na história de vida de cada um, mas também os nomes deles nos quase 100 anos de história da Universidade. Ressaltou que o reconhecimento dos centros de ciências não coloca os homenageados em posição de superioridade em relação aos colegas, porque eles sabem das dificuldades e desafios enfrentados por todos a cada aula, prova ou seminário.

“Formar na UFV não é uma tarefa muito fácil, sei que todos aqui, assim como eu, tiveram que enfrentar muitos desafios e abdicar de outras partes da rotina para conseguir cumprir com as demandas acadêmicas”, afirmou Milena. “O caminho que traçamos para chegar até aqui nos ensinou tanto quanto os livros e, com toda certeza, o esforço e a dedicação que tivemos como alunos serão mantidos enquanto atuarmos profissionalmente em nossas respectivas áreas”. Por fim, afirmou: “hoje termina a nossa jornada como estudantes da Universidade Federal de Viçosa, porém, seguiremos levando seu nome como sinônimo de excelência para continuarmos a orgulhar esta instituição da qual temos tanto orgulho em pertencer”.

Representação institucional
Em nome dos diretores dos centros, a professora Danielle Dias Sant’Anna Martins (CCE) parabenizou os homenageados pelo zelo, disciplina perseverança e dedicação à vida acadêmica, reconhecendo que este é um período de desafios. Ela lembrou que, agora, uma nova etapa virá com desafios ainda maiores e diferentes, mas que, com certeza, em sua opinião, os homenageados enfrentarão com a mesma dedicação e perseverança, pois essa é a forma como caminham. A diretora do CCE destacou a excelência da UFV, o trabalho dos coordenadores dos cursos e os parceiros na organização da cerimônia de homenagem, e solicitou aos formandos que apliquem a competência técnica e as habilidades adquiridas na Universidade em soluções sustentáveis socialmente, economicamente e ambientalmente.

A vice-reitora Rejane Nascentes, que presidiu a cerimônia, compartilhou com o auditório lotado do DEF a alegria da administração superior em receber tanta gente para um momento tão especial, que é a formatura. Ela apresentou à plateia algumas razões para a UFV se destacar em rankings nacionais e internacionais, inclusive no que diz respeito à sustentabilidade social e ambiental. Em função da excelência da Universidade, pediu aos homenageados que sejam embaixadores da UFV e que elevem mais e mais o nome da instituição no Brasil e no mundo. Reconheceu que os desafios serão enormes, mas reforçou que eles fazem parte da vida.

Aos homenageados, a vice-reitora desejou que os desafios sejam leves, que a vida profissional seja brilhante e com sucesso. Solicitou que cumpram seu papel social. “Vocês estão formando em uma universidade federal e é muito importante que façam diferença para a sociedade para valer o esforço do investimento que ela fez na formação de vocês. Sejam felizes; que o caminho de vocês seja de muita luz e sorte”.

Também participaram da mesa de cerimônia a pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim, e os diretores dos centros de ciências Mário Luiz Chizzotti (CCA), João Marcos de Araújo (CCB) e Odemir Vieira Baeta (CCH). Ao lado dos coordenadores dos cursos, ou representantes da coordenação, eles entregaram os certificados aos formandos abaixo. Confira mais fotos do evento no álbum disponível em https://photos.app.goo.gl/m3iGS4p4rocUsPSz7.

Centro de Ciências Agrárias

Eduarda Cássia Ferreira de Paula (Agronegócio)
Emanuel Ferrari do Nascimento (Agronomia)
Gabrielly Santos Lourenço (Cooperativismo)

Josmaíle de Paula Braz (Engenharia Florestal)
Tállyson Fernando da Fonseca (Engenharia Agrícola e Ambiental)
Tobias Alves e Silva (Zootecnia)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Ana Paula Andrade Godinho (Enfermagem)
Bruna Melo Silva (Licenciatura em Educação Física)
Enzo Raggio Del Cima (Bacharelado em Ciências Biológicas)
Lhais Teixeira Reis (Bacharelado em Educação Física)
Milena Godoi Lima (Bioquímica)
Sabrina Silva de Oliveira (Nutrição)
Stella Braathen de Carvalho (Licenciatura em Ciências Biológicas)
Beatriz de Souza Pinheiro (Medicina Veterinária)

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Alice Aparecida da Silva Lima (Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Laticínios)
Ana Clara Silverio Pinheiro (Arquitetura e Urbanismo)
Ciro Natalino de Castro (Engenharia Química)
Hudson Alfredo Cardoso Silva (Bacharelado em Física)
João Pedro Lievore Bassetti (Engenharia de Produção)
Joice Graziele Martins da Silva (Bacharelado em Matemática)
Karini Cristia Quaresma Nunes de Oliveira (Engenharia Civil)
Leandro Pacheco Machado (Licenciatura em Matemática) 
Lucas Louzada Fernandes (Engenharia Ambiental)
Laura Rodrigues Silveira (Engenharia de Alimentos)
Luísa de Souza Ferreira (Bacharelado em Ciência da Computação)
Mayara Stefani Ventura Silva (Licenciatura em Química)
Matheus Augusto Felix da Silva (Engenharia de Agrimensura e Cartográfica)
Rafaela Rodrigues Dantas Silva (Bacharelado em Química)
Victor Hugo de Souza Singulani Ragazzi (Engenharia Elétrica)
Yuri Lopes Mendes da Silva (Engenharia Mecânica)

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Breno Gabriel Costa Pereira (Bacharelado em Ciências Econômicas)
Emanuel de Paulo Costa (Letras)
Emanuela Cristina Chiconeli Silva Inez (Bacharelado em Ciências Contábeis)
Fernanda Martins Amorim (Bacharelado em Direito)
Gabriel Souza de Oliveira (Licenciatura em Ciências Sociais)
Guilherme Galhardo Silva (Licenciatura em História)
Kedma Julia Carvalho Muniz (Bacharelado em Comunicação Social)
Larissa Carvalho Santos Silva (Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue, Português, Francês, Inglês)
Letícia Xavier Furtado (Bacharelado em Administração)
Maria Carolina Mariano Fernandes (Bacharel em Serviço Social)
Monielle Antunes de Brito (Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza)
Samira Santos Macedo (Licenciatura em Geografia)
Sofia Cardoso Cypriano (Licenciatura em Dança)
Thaís Gonçalves Abranches Paiva (Licenciatura em Educação Infantil)
Vanessa Nogueira Rodrigues (Licenciatura em Pedagogia)