Todos os campi

Semana da Juventude Rural oferece palestras e capacitações para jovens da região

19/09/2024

O ritmo de transformação do cenário agropecuário é acelerado. Novas tecnologias e alterações nas dinâmicas social e sucessória são exemplos do que têm impactado a vida e o trabalho no campo e também do que foi tratado na 15ª Semana da Juventude Rural, nesta quinta-feira (19). Diante de tantas mudanças e novidades, assim como de diferentes possibilidades futuras para a área rural, o protagonismo das novas gerações foi destacado durante o dia.

A Semana da Juventude Rural é promovida pela UFV e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) como um evento que integra a Semana do Fazendeiro para proporcionar trocas de conhecimentos sobre o campo e seu desenvolvimento junto a jovens de Viçosa e da região. “E a UFV é inerentemente inovadora, empreendedora; um espaço para isso”, afirmou o gerente da unidade regional da Emater de Viçosa, Fabrício de Sales Alves Pinto.

Em todos estes anos, retornos positivos não faltam. Marcos José Santos de Souza, de 24 anos de idade, esteve na Semana da Juventude Rural pela segunda vez e contou como ela já contribuiu para o alcance dos seus objetivos. Os conhecimentos obtidos na primeira vez em que participou do evento, em 2022, possibilitaram que ele trocasse o emprego em um frigorífico e iniciasse suas atividades na horticultura. Atualmente, o jovem produtor fornece alimentos para várias escolas, por meio da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), e mercados nas proximidades de Oratórios (MG), onde mora: “o salário que eu ganhava, investia no que mais gostava de fazer na área rural. Então, pude sair da empresa no mês passado e estou trabalhando para mim agora”.

Marcos comentou que é um dos poucos jovens produtores da família, entre pais e tios mais velhos. “Sempre gostei de estar na área rural. Espero ser exemplo para a juventude onde moro”, disse. Ao pensar no futuro, também ressaltou que pretende melhorar suas plantações e iniciar um novo negócio: “pôr sombrite, sistema de irrigação... E quero investir na área do leite, fazer queijo e iogurte”.

É claro que, além de motivações, Marcos trouxe questões e preocupações que permeiam seu dia a dia. Dentre elas estiveram algumas relacionadas à vontade de conciliar trabalho e estudo, para aprimorar cada vez mais sua atuação, e ao desejo de ter mais apoio. “Eu tenho como produzir, mas preciso que as pessoas valorizem os meus produtos”, salientou, lembrando que o campo alcança e faz a diferença para toda a comunidade.

Marcos veio para o campus Viçosa acompanhado da irmã, Maria Zélia dos Santos Souza, de 20 anos. Ela participa nas atividades do irmão e esteve na Semana da Juventude Rural pela primeira vez.

Programação
A 15ª Semana da Juventude Rural recebeu 160 jovens de até 29 anos vinculados a seis unidades regionais da Emater, que representam 25 cidades. A programação, de acordo com Fabrício, foi pensada para atender às demandas dos participantes e incluiu palestras e capacitações, como as sobre agroindústria, cafés especiais, fruticultura e piscicultura ornamental.

O empreendedorismo rural foi um dos assuntos debatidos e a plataforma de vendas on-line É do Campo, apresentada. Ela conecta agricultores familiares de Minas Gerais com consumidores de todo o país. “A gente estimula os jovens produtores a empreenderem, levarem seus produtos para a plataforma e entrarem para esse mercado, que é uma realidade”, segundo Fabrício.

Atendendo à demanda do Marcos e de outros participantes, a UFV levou informações sobre seus cursos e oportunidades. A vice-reitora Rejane Nascentes, que presidiu a mesa da cerimônia de abertura do evento, foi uma das representantes da instituição que falou sobre a importância da educação e incentivou a busca pelo Pases. O assessor especial da Pró-reitoria de Ensino, Jakson Fonseca, foi um dos palestrantes e também explicou como acontece o ingresso na Universidade.

Estiveram presentes ainda na abertura da 15ª Semana da Juventude Rural o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, o engenheiro agrônomo e ex-aluno da UFV, Thales Almeida Pereira Fernandes; o diretor-presidente da Emater, Otávio Martins Maia; o diretor técnico da Emater, Gélson Soares Lemes; o gerente do Departamento Técnico da Emater, Milton Flávio Nunes; e a diretora de Extensão da UFV, Fabiana Melo. Ailton de Andrade, de Guidoval (MG), representou todos os jovens participantes na mesa da cerimônia de abertura.

Outras fotografias do dia estão disponíveis no álbum photos.app.goo.gl/f2XZPTfjimHvjZf98.