Atendimento prestado pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é novidade na Semana do Fazendeiro

19/09/2024

Pela primeira vez, a Semana do Fazendeiro conta com um estande exclusivo do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UFV (NAF), uma parceria da Receita Federal com a Universidade. O objetivo é oferecer serviços gratuitos para a população como, por exemplo, orientações para resolver pendências fiscais e tributárias nas mais variadas áreas. Os atendimentos são destinados especialmente a pessoas físicas de baixa renda, mas também para microempreendedores individuais, produtores rurais e entidades sem fins lucrativos de Viçosa e microrregião.

O estande do NAF funcionará até sexta-feira (20) no Espaço Multiuso, das 11h às 19h, onde são realizados serviços como regularização de CPF; esclarecimento de dúvidas sobre a declaração de Imposto de Renda e sobre a alfândega e comércio exterior. Para os produtores rurais, os atendimentos do Núcleo são relacionados às seguintes atividades: Cadastro Nacional de Imóveis Rurais; Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural; Certidão Negativa; Consulta de dívidas e pendências fiscais; Geração de documentos para pagamento de impostos; Parcelamento de dívidas tributárias; e Agendamento para atendimento na Receita Federal, dentre outros.

O Núcleo é coordenado pelo professor do Departamento de Administração e Contabilidade Wender Fraga Miranda e conta com o apoio da Empresa Júnior de Ciências Contábeis – Cecco Consultoria - e dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Direito da Universidade. Também está participando dos atendimentos o chefe do posto da Receita Federal em Viçosa, Geovane Bortone.

A iniciativa tem sido bem-sucedida e já possibilitou o atendimento de cerca de 400 pessoas durante a 94ª Semana do Fazendeiro. Além do estande, o NAF tem promovido a cidadania fiscal durante o evento, por meio da apresentação dos serviços oferecidos pelo Núcleo para cerca de mil mulheres rurais, como parte da programação da Semana da Mulher Rural.

Na tarde desta quarta-feira (18), participaram da apresentação o delegado da Receita Federal em Juiz de Fora, Marcos Adriano Amorim, e a chefe da agência da Receita Federal em Barbacena, Ana Cristina Silva Iatarola, que destacaram a honra de integrar essa parceria com a UFV e a importância de levar orientações fiscais gratuitas para a população.

Vale lembrar que, após a Semana do Fazendeiro, o NAF continuará prestando atendimentos para todos os interessados em sua sede, localizada na sala 28, do 3º andar do Departamento de Administração e Contabilidade, no campus Viçosa.