Todos os campi

Inscrições para o Pases, Programa de Avaliação Seriada para Ingresso na UFV, terminam no dia 30 de setembro

18/09/2024

O programa é mais uma alternativa de acesso à graduação da UFV, além do Sisu

Até 30 de setembro quem estiver cursando, ou já tiver cursado, pelo menos a 1ª série do ensino médio poderá se inscrever na primeira etapa do triênio 2024-2026 do Pases, o Programa de Avaliação Seriada para Ingresso na UFV. As inscrições vão até as 18h, horário oficial de Brasília (DF), e devem ser realizadas somente pela internet, no link que está disponível no edital que foi divulgado pela Universidade no dia 9 de agosto. O valor da inscrição é R$ 95,00. O pagamento da taxa deve ser efetuado por meio de boleto, em qualquer agência bancária, até 21 de outubro. Para quem deseja solicitar isenção da taxa, o prazo também vai até as 18h de 30 de setembro, considerando o horário oficial de Brasília e os critérios definidos no edital.

O Pases é mais uma alternativa de acesso aos cursos de graduação da UFV, além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que se baseia na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Universidade oferece mais de 60 cursos nos seus três campi, localizados nas cidades de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

Como participar
O Pases é uma seleção dividida em três etapas relacionadas entre si, aplicadas em sequência, com o intervalo de um ano entre elas. Nas duas primeiras etapas, será aplicada uma prova de conhecimentos. Já a terceira compreenderá a análise das notas do Enem. Nessa terceira etapa, o candidato fará a escolha do campus/curso/turno de sua preferência, conforme o seu desempenho no triênio no qual se inscreveu, e optará por ser classificado em uma das modalidades de entrada na instituição. O edital publicado em 9 de agosto refere-se ao triênio 2024-2026, com o ingresso na UFV previsto para o primeiro semestre letivo de 2027.

A prova de conhecimentos relacionada à etapa 2024 será aplicada no dia 8 de dezembro nas cidades mineiras de Viçosa, Florestal, Rio Paranaíba, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Patos de Minas. O ingresso na Universidade está condicionado à inscrição e participação nas três etapas do triênio 2024-2026 no qual o candidato se inscreveu.

Acesse www.cebraspe.org.br/vestibulares/UFVPASES2024 para conferir o edital com todos os detalhes sobre o Pases e as opções de cursos oferecidos nos três campi da UFV, bem como os documentos necessários para as inscrições. Vale destacar que o Pases é um programa exclusivo da Universidade Federal de Viçosa. Ele tem o apoio do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela execução do Programa - das inscrições à realização das avaliações e seleções.