Todos os campi

Presidente do Senado Federal é homenageado por apoio às universidades e institutos federais mineiros

25/08/2024

A cerimônia aconteceu no Conservatório da UFMG

O Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) homenagearam o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na última sexta-feira (23), em Belo Horizonte (MG). O presidente do Foripes, o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, participou do momento e destacou o quanto a atuação do senador, principalmente ao destinar emendas parlamentares, foi importante para manter as atividades das instituições públicas de ensino superior localizadas no estado nos últimos anos.

Em 2023, Rodrigo Pacheco destinou R$ 51 milhões para as 11 universidades federais localizadas em Minas Gerais. Desse total, a UFV foi beneficiada com aproximadamente R$ 5 milhões, utilizados na manutenção e modernização da infraestrutura da Universidade, incluindo a aquisição de equipamentos e materiais permanentes. Neste ano, o senador destinou mais R$ 28 milhões para as universidades federais e a mesma quantia para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do estado. Esses recursos foram contingenciados pelo Ministério da Educação, mas Rodrigo garantiu que há expectativa para a liberação dos valores.

Durante a cerimônia da homenagem — realizada no Conservatório da UFMG —, Demetrius afirmou que, pela primeira vez, há oportunidade de diálogo com o chefe de um Poder da República. Além disso, o reitor da UFV ressaltou que esse relacionamento próximo e as ações resultantes explicitam um reconhecimento do serviço prestado pelas universidades federais ao país. “Há dez anos, as universidades federais sofrem com o subfinanciamento e com grande dificuldade de cumprir seus compromissos e, por isso, os recursos das emendas recentes têm importância estratégica”, disse.

Rodrigo Pacheco integrou a mesa da cerimônia ao lado do reitor da UFV; da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida; do vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira, e do ministro do Tribunal de Contas da União Antonio Anastasia. De acordo com o senador, sua prioridade é o desenvolvimento da educação: “a educação de qualidade é fundamental para a formação de pessoas que não sejam vulneráveis e é condição para o fortalecimento da democracia”.

Ele ainda salientou que, ao lado da imprensa e do sistema de justiça, a educação e seus profissionais devem ser preservados, porque são responsáveis pela formação de uma sociedade com senso crítico. “Nossas realizações podem ser muitas, mas sempre me pergunto o que vai fazer o país melhor. E só a educação será capaz de transformar o Brasil numa grande nação”.

Ao falar para o senador, a reitora da UFMG explicou que a homenagem teve duplo significado: “o de reconhecimento pelos gestos e atos em prol das instituições mineiras e o da honra e orgulho que sentimos por ser assim reconhecidas e valorizadas, depois que, contra todos os óbvios sinais de nossa relevância social e do nosso impacto regional, as instituições foram atacadas tanto no plano material quanto no simbólico”.