Institucional
Todos os campi
08/08/2024
Avanços tecnológicos, saúde e percepção dos consumidores: o que esperar da indústria de alimentos nos próximos anos? Esse é o tema do quinto Simpósio Integrado de Inovação em Tecnologia de Alimentos (SIITA), que teve sua abertura realizada na manhã desta quinta-feira (8), no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, do campus Viçosa. O evento, que reúne mais de 200 participantes, de diversos estados brasileiros, dentre estudantes, professores e profissionais da área, contará com a realização de 17 palestras e sete minicursos, além da apresentação de 113 trabalhos.
O Simpósio acontece a cada dois anos, sendo promovido por professores e estudantes de graduação e pós-graduação do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) e organizado por uma equipe multidisciplinar. Esta edição começou na quarta-feira (7) e acontecerá até sábado (10), de forma híbrida, com programação virtual e presencial. O objetivo será debater assuntos relacionados às inovações na indústria de alimentos e os maiores desafios enfrentados para atender às demandas do mercado, aliando conhecimentos de áreas afins, como Engenharia de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Laticínios, Nutrição, Engenharia Química, Química, Bioquímica e Engenharia Agrícola.
Integrantes da mesa de abertura destacaram a importância de se realizar um evento como o SIITA, com a participação de membros dos campi de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. Foi ressaltado ainda o quanto o Simpósio incentiva a troca de conhecimento científico e tecnológico e, consequentemente, o aperfeiçoamento de seus participantes, possibilitando com que façam a diferença no desenvolvimento e inovação do setor de alimentos. Estiveram na mesa de cerimônia estudantes e professores da equipe organizadora do evento, a pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim, representando a reitoria da Universidade, e o chefe do DTA, Emille Rocha Prata.
A primeira palestra do Simpósio teve como tema A Música altera a percepção sensorial dos alimentos? e foi ministrada pela professora do DTA Valéria Minim. Autora dos livros Análise Sensorial Descritiva e Análise Sensorial Estudos com Consumidores, a pesquisadora, que tem mais de 25 anos de experiência na área, apresentou de que forma a música pode ser utilizada como mecanismo de diferenciação ou atração para o consumo de determinados alimentos. Para exemplificação, ela mostrou o resultado da pesquisa que demonstrou como a música ambiente pode influenciar na percepção sobre diversos atributos sensoriais de cerveja artesanal, modulando a sua aceitabilidade pelos consumidores.
Todos os detalhes da programação do SIITA podem ser conferidos também no Instagram do evento.
Fotos: Daniel Sotto Maior
Institucional
PRE divulga ampliação do número de bolsas e prorrogação do Edital Piben 2025-2026
08/10/2025
Institucional
Reitor debate importância do curso de Cooperativismo nos currículos da educação nacional em audiência no Senado Federal
08/10/2025
UFV na Mídia
UFV na mídia: professor do DEF comenta proposta de criação de unidade de conservação na Serra do Pires
08/10/2025
Premiação
Tese defendida na UFV recebe premiação em Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
08/10/2025
PRE divulga ampliação do número de bolsas e prorrogação do Edital Piben 2025-2026
08/10/2025
Reitor debate importância do curso de Cooperativismo nos currículos da educação nacional em audiência no Senado Federal
08/10/2025
Semana do Servidor acontece em outubro e recebe inscrições para Show de Talentos
07/10/2025
Aberto prazo de inscrições para processo seletivo dos cursos técnicos da Cedaf
07/10/2025
Simpósio de Integração Acadêmica 2025 divulga programação multicampi
07/10/2025