Premiação
Todos os campi
25/07/2024
A equipe Cara Preta, formada por estudantes do curso Técnico em Agropecuária da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), do campus UFV-Florestal (CAF/UFV), foi a vencedora da 13a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). A primeira colocação individual foi do estudante Frederico Calonge Vilaça, também aluno da Cedaf. Os vencedores serão recebidos, na próxima terça-feira (30), pelo vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, em Belo Horizonte.
A Obap é uma competição científica nacional, destinada aos alunos do curso técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Na sua primeira fase, as equipes de todo o país fazem a prova pela plataforma virtual. Na segunda, aquelas mais bem colocadas participam da fase presencial. A Olimpíada é uma competição que busca estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrando estudantes de cursos técnicos da área e os conectando à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária.
Nesta 13ª edição, a Obap registrou a participação de 1800 equipes na fase on-line e 49 na presencial. "É um evento muito importante para os alunos participantes, pois eles têm contato com estudantes de quase todos os estados brasileiros e colocam em prática as matérias vistas no curso. Além de dominarem o conhecimento sobre as provas teóricas e práticas, precisam ter equilíbrio emocional para trabalhar em equipe com tempo cronometrado”, disse o professor Ronaldo Goulart Magno Júnior, orientador da equipe da Cedaf. Ele contou ainda que as provas da Modalidade Integrada abordaram assuntos sobre regulagem de semeadoras, inseminação artificial e topografia. Já na modalidade Subsequente, os temas foram amostragem de solos, uso de calda bordalesa e pós-colheita.
A equipe Cara Preta foi formada por estudantes do segundo ano integrado do curso Técnico em Agropecuária, composta por Pedro Henrique de Moreis Campidel, Cauâ Aguiar Saldanha e Frederico Calonge Vilaça.
Já a equipe CedafAgro (foto), com os estudantes do segundo ano do curso Técnico em Agropecuária, modalidade Subsequente, obteve o terceiro lugar e teve como integrantes Waldeir Batista Palhares, Eduardo Augusto de Freitas Lemos e Ana Alice da Silva Brito, orientados pelo professor Walter Luiz de Castro Mewes. O aluno Waldeir Batista também obteve a terceira maior nota individual na modalidade Subsequente.
Institucional
Divulgado edital do Bolsa Permanência para 2026
27/12/2025
Institucional
UFV é filiada à Aliança de Universidades Europeias EUNICE
27/12/2025
Institucional
MEC publica edital do Sisu 2026. UFV participa com 3.360 vagas em 69 cursos de graduação
23/12/2025
Serviços
PGP divulga cronograma da folha de pagamento de janeiro
23/12/2025
Unidade da UFV conquista três premiações nacionais no Prêmio Embrapii 2025
22/12/2025
Dissertação vence Prêmio Banco do Nordeste ao analisar desindustrialização no Brasil
20/12/2025
Tese defendida na Pós-Graduação em Bioquímica e Biotecnologia recebe prêmio no Concurso MD/Capes sobre Defesa Nacional
04/12/2025
Trabalho de pesquisadores da UFV é premiado como melhor artigo de Conferência Internacional em Portugal
01/12/2025
Professora da UFV é premiada em concurso internacional com artigo sobre inovação democrática na Amazônia
28/11/2025