Todos os campi

Reitor participa de reunião com secretário de Educação Superior do MEC

04/06/2024

Nesta segunda-feira (3), o reitor Demetrius David da Silva esteve em Brasília (DF), em reunião com o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Brasil, para apresentar demandas da Universidade Federal de Viçosa em diferentes áreas. Uma delas diz respeito à situação crítica vivenciada pelos hospitais de Viçosa e já observada pela equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), órgão vinculado ao MEC, na última semana.

Como se constituem de hospitais de ensino, ou seja, cenários de prática para os estudantes dos cursos relacionados à saúde, a situação complexa da estrutura hospitalar do município tem afetado diretamente e negativamente a formação de novos profissionais. Dessa forma, além de reforçar a demanda para a implementação de um Hospital Universitário (HU) da UFV, o reitor solicitou um aporte financeiro extra via Termo de Execução Descentralizada (TED), direcionado às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) que não têm HU, para auxiliar emergencialmente os hospitais de Viçosa.

Além disso, conforme apresentado pelo reitor para o secretário, após solicitação do próprio MEC às universidades, a UFV ampliou a oferta de vagas no curso de Medicina do campus Viçosa de 50 para 60, tornando ainda mais necessário o auxílio da pasta. Auxílio que se estende também aos recém-criados cursos de Medicina e Enfermagem no campus Rio Paranaíba, que necessitam de uma pactuação com o MEC em termos de recursos humanos e infraestrutura para sua implementação.

Situação orçamentária e provimento de cargos

Outro ponto discutido com Alexandre foi o orçamento atual da Universidade, que permanece ainda muito aquém do necessário para uma gestão eficiente e manutenção da qualidade da instituição. O reitor apresentou diversas ações que foram feitas nos últimos cinco anos para redução de despesas e que inevitavelmente ocasionaram o prejuízo dos serviços prestados.

Entre essas ações está a redução de 300 postos de trabalho terceirizados, em um cenário que, de acordo com Demetrius, “deveria estar na contramão, já que, com a aposentadoria dos servidores em cargos extintos e a vedação de diversos outros cargos para provimento, a necessidade de contratação de mão-de-obra terceirizada é a única alternativa para evitar a descontinuidade de serviços”. Em relação aos cargos vedados para novos concursos, o secretário sinalizou que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) já está trabalhando na pauta e que as possibilidades de revogação da portaria são reais.

PAC das universidades e obras finalizadas na UFV

Dentre R$ 1,7 trilhão de reais anunciados pelo Governo Federal para o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão previstos R$ 5,5 bilhões em investimentos na educação superior para instalação de novos campi e retomada de obras que estão paralisadas nas universidades. Em relação a isso, o professor Demetrius destacou a importância da divulgação das obras que serão contempladas, já que, até o momento, a UFV não foi informada e, como o início de algumas é urgente, terá que ser absorvido pelo orçamento já defasado da Universidade.

Além disso, o reitor apresentou uma série de obras que foram finalizadas pela UFV nos últimos meses e convidou o secretário e o ministro da Educação, Camilo Santana, para inaugurá-las presencialmente.