Todos os campi

Reitor aborda perspectivas para financiamento das universidades federais em fórum de pró-reitores

01/12/2023

3 homens, entre eles o reitor da UFV, sentados a uma mesa coberta com toalha branca de renda com grande arranjo de flores.

Para Demetrius, o cenário atual ainda está longe do ideal

Como presidente da Comissão de Financiamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o reitor Demetrius David da Silva novamente chamou a atenção sobre as dificuldades orçamentárias das universidades federais. Desta vez, sua explanação se deu durante a terceira reunião de 2023 do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), que aconteceu em Ilhéus (BA), nos últimos dias 28 e 29. Ali, o reitor discorreu sobre as “Perspectivas” para o financiamento da Rede Federal de Ensino Superior. E, pelos cálculos, as perspectivas não são boas, alguns deles, inclusive, já apresentados ao ministro da Educação, Camilo Santana. O tema fez parte da mesa de debate da qual também participou o reitor João Chrysostomo de Resende Júnior, da Universidade de Lavras.

O professor Demetrius fez uma análise sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024 e seus impactos nas universidades federais. Para isso, comparou números do passado e dados levantados pelo Forplad e pela Comissão que preside, que não estão em consonância com os que foram divulgados pela Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes). Ele também comentou sobre a necessidade de reposição nas Ifes de cargos extintos ou vedados. Segundo o reitor, a terceirização impactará ainda mais o orçamento das universidades nos próximos anos e isso reduzirá o investimento nas atividades-fim, que são ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Ele contou que já há instituições com mais de 60% de seu orçamento comprometido com o pagamento de terceirizados.

O presidente da Comissão de Financiamento da Andifes deixou registrado que não é possível vislumbrar o futuro sem resolver a escassez orçamentaria do tempo presente e que o cenário atual ainda está longe do ideal e do necessário para o funcionamento mínimo das Ifes. Pelo trabalho que vem realizando e pela sua experiência em gestão, o professor Demetrius considera necessária a criação de um novo modelo de financiamento que garanta a autonomia das instituições federais de ensino superior. E por fim lembrou: “não há de se pensar em novo ciclo de expansão sem consolidarmos os cursos criados durante o programa Reuni.”

Vale destacar que durante a reunião do Forplad, foi eleita a nova coordenação nacional do Fórum, na qual o pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFV, Evandro Rodrigues de Faria, assumirá a primeira vice-presidência. O presidente escolhido foi Juscelino Silva, da Universidade Federal do Cariri.