UFV conquista prêmio de empreendedorismo e inovação do governo mineiro

04/04/2024

A UFV foi agraciada com o título de Instituição de Ensino Superior com maior Evolução em Nível de Maturidade no Projeto de Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei). A premiação ocorreu, nesta quinta-feira (4), em Belo Horizonte, durante o Demoday de encerramento da 2ª edição do Projeto Vuei e da 7ª rodada do Programa de Incentivo Seed MG.

Com o propósito fundamental de fomentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação nas Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais, o Vuei na UFV tem se destacado por despertar o protagonismo, autonomia e proatividade dos alunos da graduação e pós-graduação, estimulando a criação de projetos e negócios inovadores que envolvam ciência e tecnologia. Dentre as atividades promovidas, estão o Laboratório de Ideação, o Seminário Inovar 2023, as Olimpíadas de Empreendedorismo, o Startup Day e o UAI Summit.

O projeto é coordenado na Universidade pelo orientador da Liga de Empreendedorismo (LEV) e professor do Departamento de Administração e Contabilidade, Alan Ferreira de Freitas, e pela diretora executiva do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e professora do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica, Adriana Ferreira de Faria.

A premiação da UFV foi fruto de um diagnóstico da evolução da maturidade durante a vigência do projeto, avaliando pilares, como Estrutura, Conexão com o setor público; Conexão com o mercado; Ambiente favorável; Cultura Empreendedora e Pesquisa. Os dados para esse diagnóstico foram coletados em duas etapas: uma no início do projeto e outra no final, revelando notáveis evoluções em todos os eixos de maturidade, com avanços em todos os pilares.

De acordo com os coordenadores do Vuei, o reconhecimento recebido é um marco para a UFV e para Minas Gerais, celebrando os resultados de políticas públicas de apoio à inovação. A conquista reflete também o compromisso da Universidade e do tecnoPARQ em promover o empreendedorismo e a inovação em Minas Gerais.

Durante a premiação, o tecnoPARQ esteve presente ainda, representado por sua coordenadora, Jucélia Lopes, como um dos polos avançados desta edição do Programa Seed, tendo recebido ao todo 17 startups, promovido a cultura da inovação e facilitado a transferência de conhecimento entre universidades, instituições de pesquisa e empresas.

Vale lembrar que essa premiação do Vuei pela UFV se soma a outras recentes, como o Prêmio de Universidades Mineiras Empreendedoras e o de universidade federal mais empreendedora do Brasil, além de estar entre os maiores depositantes de patentes do país.