Institucional

Todos os campi

Projeto de extensão do DAU é premiado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas

08/12/2023

Lucas é negro, jovem, e usa óculos. Ana Julia é jovem, parda, cabelo liso castanho.

Os estudantes Lucas de Souza e Ana Júlia Sena representaram o projeto na premiação

O coletivo Formigas, projeto de extensão do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), recebeu uma premiação da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, no início de dezembro. O prêmio foi para o Projeto Nobres, de Arquitetura Colaborativa, que consistiu na construção de um espaço multiuso e de uma cozinha comunitária, ambos demandados pela comunidade do Nobres, em Viçosa.

A técnica utilizada foi a da bioconstrução pau a pique, pelo baixo custo e uso de materiais locais. Além disso, havia a experiência de moradores com a técnica, que estava em desuso. Por meio do projeto, foi possível recuperar os saberes da comunidade. Toda proposta - do projeto à construção - foi pensada e concretizada com os moradores, em um processo de troca e aprendizado.

A construção dos espaços teve início em 2019, com mutirões, nos finais de semana, envolvendo a comunidade e os integrantes do coletivo. Em função da pandemia de covid-19, houve um atraso no cronograma previsto para a inauguração, que aconteceu no segundo semestre de 2022. A proposta de um espaço multiuso veio para atender às demandas de capacitações e cursos da comunidade e a cozinha comunitária para a prática de barraquinhas e eventos locais.

Os integrantes do Formigas consideram que “o prêmio reflete a importância da extensão universitária, como ferramenta de impacto local e construção comunitária, além de instrumento de ensino para os estudantes.” A premiação aconteceu em São Paulo, durante o Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas. Vale destacar que o prêmio recebido pelo grupo foi o ArqPop, entregue pela primeira vez pela FNA, com o objetivo de reconhecer iniciativas, projetos e profissionais com trabalhos voltados ao interesse da sociedade.

O coletivo Formigas conta hoje com a orientação da professora Carolina Margarido. Na época da construção dos espaços, o orientador era o professor Roberto Goulart.

Divulgação Institucional