Todos os campi

Comitiva da UFV consolida parcerias com universidades americanas e canadenses

30/11/2023

5 homens e 1 mulher, todos com roupas de frio, posam em frente a placa na entrada de um edifício de tijolos vermelhos.

As visitas da equipe da UFV aconteceram em novembro

Uma comitiva da Universidade realizou, em novembro, uma série de visitas a parceiros estratégicos da UFV nos Estados Unidos (EUA) e Canadá. O planejamento delas foi fundamentado em ações previstas no Projeto de Internacionalização Capes-PrInt. Integraram a comitiva o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Narciso Guedes; o diretor de Relações Internacionais, Vladimir Di Iorio, e os professores João Augusto Alves Meira Neto, Renata Maria Strozi Alves Meira e Luiz Alexandre Peternelli. Além da instituição, eles também representaram os programas de pós-graduação em Botânica, Ecologia, Entomologia, Estatística e Biometria, e Genética e Melhoramento.

A primeira visita foi à Auburn University, nos EUA. Ali, além de conhecer a estrutura do campus, a equipe da UFV fez as primeiras prospecções para uma minuta de cooperação no formato de Programa Combinado de Pós-Graduação entre Auburn e Viçosa. Neste documento, foi acordado que os estudantes de mestrado em uma instituição teriam um comitê orientador com integrantes das duas instituições e depois fariam o doutorado na outra e vice-versa, sem cobrança de taxas e com abreviação potencial da duração do tempo de titulação.

Também foram discutidos modelos de condução da pós-graduação e formas potenciais de compatibilização e usufruto por ambas as instituições, com reconhecimento das oportunidades e complementaridades envolvidas. Houve ainda reuniões com grupos de pesquisadores de diferentes unidades acadêmicas, como os departamentos de Geociências, Bioengenharia de Sistemas, Ciência da Computação e Engenharia de Software, e a Faculdade de Agricultura, incluindo os departamentos de Entomologia e Fitopatologia, e o de Agronomia e Horticultura, além da Escola de Florestas, Vida Silvestre e Recursos Naturais.

Parte das atividades em Auburn teve colaboração do professor José João Lelis de Souza, do Departamento de Solos da UFV e membro dos programas de pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas e em Geografia. Ele está encerrando seu período sabático junto ao Departamento de Geociências daquela Universidade.

7 homens e 2 mulheres sentados a uma longa mesa de madeira conversam entre si.

Canadá
Em Ottawa, no Canadá, os objetivos foram visitar e prospectar interesses e oportunidades de colaboração com a Carleton University. As visitas começaram pela National Collection do Agriculture and Agri-Food Canada (AAFC), onde os representantes da Universidade conheceram as coleções do Museu de Entomologia e a estrutura dos laboratórios de Biologia Vegetal. Na visita à Carleton University e a seu Departamento de Biologia, foram promovidas reuniões com líderes de diversas linhas de pesquisa e com grupos que têm como foco comunicação acústica de insetos e neuroetologia, bem como biologia evolutiva e evolução de estratégias antipredação.

Também no Canadá, a comitiva visitou o campus principal da Dalhousie University, na cidade de Halifax, e o da Faculdade de Agricultura, localizado em Truro. Ali, debateram possibilidades de interação em pós-graduação e pesquisa. Como Dalhousie tem um sistema mais flexível em relação à maioria das universidades canadenses, e maior percentual de representação estrangeira (mais do que 20% dos discentes), a instituição dispõe de ferramentas e canais para fomentos e parcerias, como as oportunidades do sistema MITACS. O termo de parceria entre UFV e a Dalhousie foi renovado com vigência até 2027, havendo possibilidade de usufruto de graduandos e pós-graduandos da UFV.

Vale destacar que a visita à Faculdade de Agricultura foi programada e gerenciada pelo professor Chris Cutler, diretor associado de pesquisa da instituição, que mantém uma colaboração com a UFV por meio do seu Programa de Pós-Graduação em Entomologia. Inclusive, ele já visitou Viçosa algumas vezes. As ações e focos estratégicos da Faculdade, particularmente no que se refere à internacionalização, foram discutidas e exemplificadas, como em seus programas de dupla titulação com instituições da China e da Índia na graduação. Houve ainda visitas a docentes e à estrutura laboratorial e de ensino dos departamentos de Plantas, Alimentos e Ciências Ambientais, Engenharia e Ciência Animal e Aquicultura.

Laboratório com 2 homens e 1 mulher de jaleco e luvas azuis. Outros 5 homens e 1 mulher sem jalecos também estão no local.

Para o pró-reitor Raul Narciso Guedes, a visita foi importante por estreitar laços e oportunidades com instituições que já tinham manifestado esse interesse com a UFV. Algumas oportunidades, inclusive, segundo ele, já foram comunicadas, como chamadas canadenses em favor de interações na América Latina, e a proposição de Programa Combinado de Pós-Graduação com a Auburn University. “O próximo passo é efetivar os laços estabelecidos e cultivá-los de forma a maximizarmos a interação e ampliar as oportunidades já existentes. A comunidade interessada se beneficiará com a priorização de concessões de auxílios e bolsa em favor de projetos interativos com estas instituições e as demais elencadas como parceiras prioritárias da Universidade”.

Raul avalia que missões ao exterior, como essa aos Estados Unidos e Canadá, possibilitam o conhecimento da estrutura e vocação das instituições visitadas, o estabelecimento de interlocutores diretos e a familiarização com as prioridades e oportunidades oferecidas pelas diferentes instituições, seus gestores e quadro docente. Além disso, é possível também conhecer o padrão de vida local, custo de vida associado, bem como a facilidade de interação, receptividade e estrutura de suporte oferecida pela instituição.