Institucional

Campus Viçosa

Equipe do campus Viçosa se prepara para Projeto Rondon na região de Montes Claros

23/11/2023

Homem costas, usando colete amarelo e chapéu tipo australiano, observando um grupo de militares em treinamento.

Professores de 16 IES mineiras, como o pró-reitor José Ambrósio, participam do treinamento

No período de 11 a 28 de janeiro de 2024, uma equipe do campus Viçosa participará da Operação Onça Cabloca, do Projeto Rondon, tendo como centro regional o município de Montes Claros (MG). Para isso, três professores coordenadores das equipes, incluindo o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), José Ambrósio Ferreira Neto, já estão participando da Viagem Precursora, nos municípios onde atuarão. O objetivo é que eles conheçam a realidade local de perto e, caso necessário, façam ajustes na proposta de trabalho e no cronograma de atividades inicialmente apresentadas ao Ministério da Defesa - responsável pelo projeto.

Enquanto os coordenadores se preparam, os demais professores permanecem no campus Viçosa, concluindo a seleção dos estudantes rondonistas de 17 cursos de graduação que se inscreveram no edital. São eles: Medicina, Enfermagem, Comunicação Social – Jornalismo, Bioquímica, Agronomia, Serviço Social, Engenharia Civil, Direito, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Pedagogia, Licenciatura em Química, História, Geografia, Engenharia de Produção, Bacharelado em Química e Arquitetura e Urbanismo.

Ao todo, a Universidade estará presente no projeto com 32 pessoas, sendo seis professores e 26 estudantes. Serão três equipes que atuarão nas seguintes áreas e cidades:

- Conjunto “A” - Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde, na cidade de Brasília de Minas;

- Conjunto “B” - Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho, em Glaucilância;

- Conjunto “C” - Cobertura Jornalística e Produção de conteúdo, em todas as cidades selecionadas para a operação (Brasília de Minas, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Glaucilândia, Guaraciama, Itabambira, Japonvar, Jequitaí, Juramento, Olhos D'água e São João da Lagoa).

Vale ressaltar que a UFV é a única instituição de ensino superior que está participando do Projeto Rondon nas três áreas de atuação.

De acordo com Fabiana Cristina Silveira Alves de Melo, assessora especial da PEC, durante as operações serão realizadas ações extensionistas que contribuirão para o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida naquelas comunidades. Além da formação cidadã proporcionada aos membros das equipes, por meio da extensão universitária, isso se dará pela “vivência de uma realidade diferente daquela a que estão acostumados, e o conhecimento de aspectos particulares e da diversidade regional do país. Isso porque as cidades são selecionadas de acordo com o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e são localidades carentes cultural, social e economicamente”. Ainda segundo a assessora especial da PEC, a participação no Projeto Rondon também desenvolve nos alunos e professores os sentimentos de responsabilidade social e patriotismo.

Divulgação Institucional