Licenciatura em Educação Infantil celebra 20 anos em cerimônia com homenagens e recordações

31/10/2023

Pessoas de variadas idades em um palco com piso de carpete azul. Duas delas seguram uma faixa E I N 20 anos.

A comemoração dos 20 anos da Licenciatura em Educação Infantil contou com reencontros, lembranças e homenagens na noite desta segunda-feira (30). Em cerimônia realizada no auditório da Biblioteca Central, do campus Viçosa, estudantes, professores, técnicos e egressos do curso, além de diversos integrantes da comunidade acadêmica, recordaram a trajetória bem-sucedida de duas décadas.

A coordenadora do evento, professora Naise Valéria Guimarães Neves, destacou o privilégio de fazer parte do curso pioneiro na formação de profissionais comprometidos com a Educação Infantil no país. Ela agradeceu a toda equipe envolvida na organização de uma programação comemorativa tão especial que teve início no domingo (29), com o Concerto para Crianças, da Orquestra Sinfônica Pró-Música, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e foi sucesso de público.

Foram lembrados pela chefe do Departamento de Educação Infantil (DEI), Maria de Lourdes Mattos Barreto, os principais marcos das duas décadas de existência do curso. Ela comentou sobre o projeto de criação, todos os desafios enfrentados, que possibilitaram ainda mais crescimento, e agradeceu a sensibilidade da administração da UFV e a todos que acreditaram e ajudaram, de alguma forma, a construir essa história de sucesso.

Longa mesa azul com várias pessoas, durante a cerimônia de abertura. Ao fundo, círculo azul com desenho de 4 pilastras brancas e o texto 20 anos.

A coordenadora do Curso, Márcia Onísia da Silva, destacou que há muito para se orgulhar dessa trajetória histórica, que já formou 285 profissionais para atuar especialmente na Educação Infantil e em outras áreas, além de ter desenvolvido diversos projetos, como o de Contação de Histórias, e inúmeros cursos de formação e oficinas. Ela ressaltou que são 20 anos fazendo história no ensino, na pesquisa e extensão, e de luta pela pela infância, pelas crianças e suas famílias.

O diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Odemir Vieira Baeta, e o representante da Pró-Reitoria de Ensino e assessor especial, Thiago Mendonça, parabenizaram a toda a equipe da Licenciatura em Educação Infantil pelo seu comprometimento e desejaram ainda mais prosperidade nos próximos anos.

A vice-reitora, Rejane Nascentes, representando a reitoria da UFV, afirmou que essa comemoração “ficará registrada na memória como um momento de gratidão a todos que vestiram e vestem a camisa do curso, e que são muito responsáveis pelo destino da educação no nosso país”. Ela enfatizou que os diferenciais dessa trajetória são o amor e a dedicação, inerentes a toda comunidade acadêmica da Universidade, que possibilitam cada vez mais conquistas, como a obtenção do conceito máximo (5) na Avaliação de Recredenciamento Institucional, realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e divulgada nesta segunda-feira (30).

Também participaram da mesa a representante da Câmara Municipal de Vereadores, Marly Coelho Januária; o secretário municipal de Educação, Marcos Nunes Coelho Júnior; a representante da superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova, Maria da Fé Silva Moreira; e a representante dos egressos do curso Elisângela Lourenço Gomes.

Vários jovens no palco vestidos de preto segurando fotos e fitas multicoloridas.

A noite comemorativa contou com a apresentação da peça de teatro Educadores do presente: imaginando o parto da Educação Infantil, construída por estudantes e egressos do curso de Licenciatura em Educação Infantil. Houve ainda a entrega de placas e diplomas de menção honrosa de agradecimento àqueles que participaram da trajetória de 20 anos e contribuíram para a consolidação do curso.

4 mulheres de pé, uma ao lado da outra, posam para a foto. a segunda da esquerda para a direita segura um certificado em frente ao corpo.

A cerimônia está disponível no canal da UFV no Youtube e todas as fotos da noite comemorativa podem ser visualizadas pelo link photos.app.goo.gl/WnC5tSdUf4wgEwjBA. Vale lembrar que a programação de aniversário continuará até outubro de 2024, por meio do 1º Ciclo de Palestras do Curso de Licenciatura em Educação Infantil, que contará com a participação de palestrantes convidados para discutir temáticas relacionadas às infâncias, às docências e à gestão na Educação Infantil.

Grande grupo de pessoas posam para a foto em cima do palco, lado a lado. As cadeiras do auditório estão vazias.

Fotos: Daniel Sotto Maior