Todos os campi

Trajetórias: ex-aluna da UFV lidera iniciativa premiada em Minas Gerais

08/11/2023

O Trajetórias deste mês destaca a ex-aluna de graduação e mestrado em Economia da UFV Beatriz Pereira de Almeida. Ela está à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Governador Valadares (MG) e lidera um conjunto de iniciativas e estratégias para impulsionar o crescimento econômico e promover a inovação na cidade. Sua atuação contribuiu, por exemplo, para a conquista do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal de 2023, no eixo Desenvolvimento Econômico, com o programa Mais Inovação, Mais Oportunidades: Diversificando a Economia de Governador Valadares.

Foto de Beatriz: mulher branca, cabelos ruivos ondulados e longos, olhos castanhos, camiza azul. Ela sorri.

Beatriz — que ainda é doutora em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com período sanduíche na University of Illinois em Urbana-Champaign (EUA) — afirma que todos os aprendizados profissionais e pessoais proporcionados pela UFV a acompanham e fazem a diferença aonde quer que ela vá. Confira o depoimento:

"As memórias das primeiras vezes que pus os pés no campus da UFV ainda me acompanham. A visão dos estudantes determinados, caminhando com convicção pela ‘Reta’ deixou uma impressão profunda. Pareciam saber exatamente onde queriam chegar. A segunda vez foi quando atravessei as Quatro Pilastras para fazer minha matrícula. Naquele momento tão esperado, não consegui conter a emoção e as lágrimas vieram aos olhos.

Passei pela graduação e mestrado em Economia na UFV, entre 2010 e 2017. A Universidade foi como uma mãe para mim; o campus, uma extensão de casa, e meus amigos, uma família que permanece presente em minha vida até hoje. Com o passar dos anos, percebi que é fácil reconhecer quem compartilha a mesma alma mater. Durante meu doutorado sanduíche em Illinois, conheci vários ufevianos, que eu conseguia identificar como tais por terem algo diferente no jeito de ser, além de serem brasileiros: um ‘jeito UFV’.

A UFV não é apenas onde estudei; é uma parte essencial de minha identidade."

Trajetórias

O quadro temático, iniciado nas redes sociais, tem o objetivo de mostrar diferentes trajetórias profissionais de ex-alunos, tanto para matar a saudade daqueles que passaram pelos campi quanto mostrar para os atuais graduandos e pós-graduandos como as oportunidades de aplicar os conhecimentos adquiridos na Universidade são diversas.

Indicações de nomes de ex-alunos para participarem do quadro temático podem ser realizadas no link forms.gle/mmwL4FxpnQffxTBH9.