Todos os campi

UFV na mídia: Universidade deve sediar primeiro banco de variedades de cannabis

25/10/2023

O projeto de criação de um banco genético de cannabis na UFV foi destaque no Jornal Estadão esta semana. A reportagem ressalta que a Universidade solicitou autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o cultivo de cinco mil pés de cannabis, com cerca de 400 variedades. O objetivo do projeto é caracterizar geneticamente as diversas variantes da planta, permitindo uma compreensão mais profunda de suas composições químicas.

Segundo o professor do Departamento de Agronomia Derly José Henriques, coordenador do projeto, a caracterização das espécimes é importante, porque o conteúdo de canabinoides, como o canabidiol (CBD) e o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC), varia de acordo com a variante da planta. Cada doença, por sua vez, demanda quantidades específicas dessas substâncias para um tratamento mais eficaz.