UFV começa discussão sobre desafios e conquistas da Lei de Cotas na Educação Superior Pública

12/09/2023

Angela, Teresinha e Sales na mesa de abertura. Angela segura o microfone em frente ao rosto e faz sua fala.
Começou, na tarde desta terça-feira (12), o evento Lei de Cotas na Educação Superior Pública: desafios e conquistas. A mesa de abertura, realizada no auditório da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância, contou com representantes da administração superior da Universidade e dos ingressantes pelo sistema de cotas.

A pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim, lembrou que o evento vem sendo pensado desde 2022, quando a lei de cotas 12.711/2012 completou dez anos. Ela agradeceu a todos que contribuíram com a sua organização e destacou que as mesas temáticas foram definidas de modo a permitir o diálogo sobre as cotas atualmente implementadas na UFV, todas tendo como base a escola pública: as cotas de renda, racial e para pessoas com deficiência.

Felipe (U P I), Cristiane (P R E), Demetrius (reitor), Rejane (vice-reitora) e Mário (C C A) na mesa de abertura. Cristiane também afirmou que pensar na Universidade hoje requer coragem e ousadia para sair de habitual zona de conforto. "Nós sabemos que avançamos, com a aprovação e implementação da lei 12.711/2012, mas temos consciência de que estamos distantes ainda de uma instituição realmente representativa da sociedade brasileira”. Ela desejou ainda que o evento propicie muitas trocas e aprendizados e que, com a lei de cotas atualizada, “a Universidade consiga seguir ampliando esse espaço de representatividade de forma qualificada e sempre humanizada".

Para o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, o evento é muito especial por possibilitar "a discussão de uma temática tão importante", sendo um “momento de avaliar as conquistas, mas, acima de tudo, os desafios que ainda temos para redirecionar e traçar novos rumos e alcançarmos cada vez mais uma universidade inclusiva, gratuita e de qualidade”.

A primeira mesa-redonda teve como tema As cotas raciais na UFV e contou com a participação da jornalista, professora e doutora em Sociologia Ana Carolina Costa dos Anjos e com o sociólogo e pós-doutor pelo Department of African & African Diaspora Studies da University of Wisconsin Milwaukee (EUA) Sales Augusto dos Santos.

Auditório branco com cadeiras amarelas, muitas delas ocupadas. Ao fundo, mesa com três pessoas, uma delas realizando suas falas. Todas discussões desta terça-feira podem ser conferidas no canal da UFV no Youtube, onde também ficarão disponíveis as palestras e mesas-redondas, que acontecerão até sexta-feira (15), conforme a programação do evento.

Fotos: Daniel Sotto Maior