Todos os campi

Nove deputados federais da bancada mineira apoiam UFV com verbas parlamentares

11/05/2023

Foto aérea do campus de Viçosa, com alguns dos prédios centrais e parte da mata que cerca o campus.

As verbas serão utilizadas para investimentos nos três campi

A UFV está entre as universidades que mais receberão verbas destinadas à educação da bancada mineira da Câmara dos Deputados este ano. Ao todo, foram atribuídos R$ 18.433.767,00 para as 11 universidades federais do estado (veja tabela abaixo). Os recursos foram aprovados em 2022, na legislatura anterior, e serão pagos a partir de julho. A UFV receberá R$ 2.618.807,00 para investimentos nas atividades institucionais dos três campi da UFV.

A verba é fruto das emendas ao Orçamento da União de 2022. Por meio delas, os deputados podem sugerir ao Poder Executivo gastos específicos para atender demandas das comunidades que representam. Quando o Congresso Nacional aprova as emendas, o Poder Executivo passa a ser obrigado a fazer o gasto indicado. Nesse caso, as verbas foram das emendas de bancada dos parlamentares de Minas Gerais, destinadas especificamente às universidades federais. Cada deputado dispunha do total de R$ 329.174,41 para distribuir entre as universidades da maneira que desejasse.

Verbas para a UFV
Os deputados Diego Andrade (PSD), Eduardo Barbosa (PSDB), Léo Motta (Republicanos), Misael Varella (PSD), Reginaldo Lopes (PT), Rodrigo de Castro (União Brasil) e Vilson Fetaemg (PSB) destinaram à UFV o valor integral a que tinham direito. Os deputados Aécio Neves (PSDB) e Domingos Sávio (PL)
atribuíram R$ 150.000,00 e R$ 164,587,00, respectivamente. O total de verbas destinadas à UFV este ano será 252% maior que o do ano anterior.

De acordo com o reitor Demetrius David da Silva, o aumento dos recursos é resultado de articulações políticas da administração da UFV com deputados da bancada mineira em prol da Universidade. “Nós reconhecemos e agradecemos o empenho destes parlamentares que acreditam na universidade pública e têm uma atenção ainda mais especial com a nossa instituição e tudo o que ela faz para o entorno dos seus três campi e para a sociedade brasileira, sobretudo pela tradição de inclusão social que tem a nossa UFV”.