Todos os campi

Produto desenvolvido com tecnologia da UFV dá título a Viçosa como Capital Estadual do Doce de Leite

10/05/2023

Sobre uma mesa com toalha verde, uma lata aberta de doce de leite. Ao lado dela, um pedaço de queijo coberto com o doce.

O doce é comercializado em quatro sabores para todo o país Foto: Verônica Rabelo

O título de “Capital Estadual do Doce de Leite” concedido à Viçosa, no último dia 9, revela o sucesso de um produto desenvolvido em parceria com a UFV. Produzido desde 1980, a história do Doce de Leite Viçosa começou em um laboratório que foi criado há quase 52 anos para servir de apoio às aulas práticas da Universidade. Esse laboratório se transformou no Laticínio Escola, que ocupa uma sede de 7,3 mil metros quadrados no campus Viçosa da UFV, onde são produzidos também outros produtos de sucesso, muitos deles pioneiros no país.

O Laticínio Escola – Produtos Viçosa é uma das unidades de negócio administradas pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), instituída como fundação de apoio para as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFV. Ali, o doce de leite mais famoso do Brasil ganhou escala industrial sem perder o sabor e a qualidade, garantidos pelo apoio técnico-científico de pesquisas da UFV, pela qualidade da matéria-prima e pela parceria com produtores rurais da região, que fornecem o leite para a sua produção. Mensalmente, são produzidos no Laticínio cerca de 115 mil quilos de doce de leite, comercializados em todo o país. Estudos estão sendo realizados para a sua futura exportação. Disponíveis nos sabores natural, com cacau, com coco e com café, não é à toa que o produto acumula tantas premiações.

Por 10 vezes, o doce, em sua versão tradicional, foi eleito como o melhor do Brasil no Concurso Nacional de Produtos Lácteos, sendo o mais premiado em todas as edições. Em 2022, o seu processo de fabricação foi considerado de “Relevante Interesse Cultural de Minas Gerais”, conforme lei sancionada pelo governador Romeu Zema, a partir de um projeto proposto pelo deputado Coronel Henrique. É dele também a sugestão de se reconhecer Viçosa como a “Capital Estadual do Doce de Leite”. O novo título está na lei número 24.318, assinada pelo governador interino Tadeu Martins Leite. Vale destacar que o produto tem a certificação na FSSC 22000, uma norma que confere credibilidade a uma produção de doce de leite estruturada nos melhores padrões globais de Segurança de Alimentos.

Mais detalhes sobre o Doce de Leite Viçosa podem ser conferidos no link produtosvicosa.org.br/blog.