Todos os campi

Universidade reajusta valores de bolsas e auxílios para estudantes

24/04/2023

As bolsas e os auxílios financeiros concedidos a estudantes pela UFV terão seus valores reajustados. A decisão foi comunicada em ofício assinado pelo reitor Demetrius David da Silva e encaminhado aos dirigentes da instituição nesta segunda-feira (24). O percentual de reajuste varia de acordo com o tipo de benefício, podendo chegar a 75%. Ao todo serão 2.030 bolsas e auxílios reajustados, alguns deles sem aumento há mais de 10 anos.

Os novos valores, conforme tabela abaixo, serão pagos já a partir de maio, referentes às atividades realizadas em abril. Eles representam um acréscimo de 1,5 milhão nos auxílios concedidos a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de R$ 1,2 milhão nas bolsas de ensino, pesquisa e extensão.

Para a pró-reitora de Assuntos Comunitários, Sylvia Franceschini, o anúncio da UFV demonstra o compromisso da atual gestão com a permanência de seus estudantes. “Nos últimos anos, tivemos as moradias estudantis e os espaços esportivos reformados e aumento nos auxílios destinados à assistência estudantil, bem como ações na área de saúde física e mental. Além disso, não houve, em 2023, o repasse do aumento do valor das refeições no contrato do RU. A UFV é referência em assistência estudantil no país e isso atrai estudantes de todas as regiões, além de evitar a evasão. Continuamos firmes em nosso propósito de garantir a permanência de nossos estudantes, com qualidade de vida, nos três campi da UFV”.

De acordo com o reitor, o aumento dos valores dos benefícios concedidos aos estudantes somente foi possível em função da recomposição orçamentária anunciada pelo governo federal no último dia 20. Esta possibilidade de aumento, inclusive, já havia sido sinalizada pelo professor Demetrius. Apesar da tranquilidade que o governo atual tem trazido para a gestão das universidades, o reitor lembra que elas ainda não tiveram a recomposição nominal do orçamento de 2019. Mesmo assim a sua administração vem tentando viabilizar ações que reconhece como necessárias para a comunidade universitária. O reajuste das bolsas e auxílios é uma pequena ajuda para que os alunos da UFV continuem realizando seus estudos e para que a Universidade mantenha a sua tradição relacionada à política de assistência estudantil.

O aumento nos valores de benefícios concedidos pela UFV vai ao encontro do reajuste das bolsas de pesquisa de iniciação científica e pós-graduação anunciado, em fevereiro, pelo Ministério da Educação.

Tabela comparando os valores atuais e a previsão dos mesmos após o reajuste.

Comparação dos valores