Todos os campi

Reitor reúne-se com bancada mineira do Congresso Nacional e com secretário nacional de Futebol

23/03/2023

O reitor Demetrius David da Silva esteve em Brasília (DF), nesta quinta-feira (23), para participar da reunião do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG) com o líder da bancada mineira no Congresso Nacional, deputado Luiz Fernando Faria (PSD). O objetivo foi buscar uma distribuição equitativa das emendas parlamentares para as 11 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) de Minas Gerais.

Segundo o reitor da UFV, que é vice-presidente do Foripes, o recurso previsto para as emendas de bancada dos parlamentares de Minas Gerais este ano é de R$18,4 milhões. Ele explica que o valor total destas emendas tem sido dividido em cotas individuais atribuídas aos parlamentares que escolhem a instituição que deverá receber os recursos, provocando uma distribuição desigual. A reivindicação do Foripes é que o valor da emenda de bancada seja distribuído igualmente entre todas as instituições, como era feito historicamente. Ainda para Demetrius a reunião foi importante porque a indicação da destinação dos recursos das emendas deverá acontecer nos próximos dias. Os reitores também solicitaram o aumento do valor da emenda de bancada, uma vez que a proporcionalidade dos recursos destinados tem sido reduzida nos últimos anos.

Segundo o reitor da UFV, o deputado Luiz Fernando mostrou-se sensível às demandas das universidades e levará a reivindicação aos 53 deputados que formam a bancada mineira no Congresso Nacional. “O apoio dos parlamentares tem sido fundamental à manutenção de todos os serviços que as universidades e institutos federais prestam à sociedade e nós só temos que agradecer”, disse Demetrius.

Além do reitor da Universidade Federal de Lavras, João Chrysostomo, também presidente do Foripes, participaram do encontro os reitores das universidades federais de São João del-Rei, Alfenas, Triângulo Mineiro, Uberlândia e do Cefet-MG.

Programa Academia & Futebol

Ainda em Brasília, o reitor da UFV e o professor do Departamento de Educação Física Israel Teoldo da Costa estiveram com o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, José Luís Ferrarezi, para mostrar os resultados alcançados pelo Programa Academia & Futebol da Universidade (foto abaixo).

O Programa faz parte do Projeto UFV Soccer Academy, que atende a crianças de até 13 anos de idade e contribui com o processo de formação de jogadores mais inteligentes e criativos. O Projeto tem como objetivo desenvolver habilidades motoras e cognitivas nas diversas fases de formação da criança, além de incentivar a inserção delas em línguas estrangeiras, por meio do ensino de expressões usadas nas práticas esportivas do futebol.

O UFV Soccer Academy é referência em todo o Brasil, sendo considerado, pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), um dos sete melhores projetos do mundo na categoria desenvolvimento das habilidades para se jogar futebol. O Projeto também foi premiado pelo governo de Minas Gerais pela sua ação de transformação social.

O reitor Demetrius e outros três participantes da reunião.