Todos os campi

UFV inicia primeiro semestre letivo com aula magna

20/03/2023

Fabrício é um homem magro, branco, calvo, de bigode castanho e barba grisalha. Ele usa camisa preta e óculos laranja.

Divulgação - Foto: Diego Lopes

A UFV receberá, nesta segunda-feira (20), cerca de 16 mil estudantes de graduação em seus três campi para o início do primeiro semestre letivo. A data será marcada pela realização de uma aula magna, ministrada pelo poeta, cronista e jornalista Fabrício Carpinejar. Com o tema Lei do retorno: tudo o que você faz para o outro é uma encomenda para si, o evento acontecerá às 18h30, no Espaço Fernando Sabino, do campus Viçosa, com transmissão ao vivo para os campi Florestal e Rio Paranaíba, pelo canal da UFV no YouTube.

Carpinejar nasceu no Rio Grande do Sul e já publicou 50 livros, que lhe renderam mais de 20 prêmios literários, dentre eles, o Jabuti por duas vezes. Seu último livro, Depois é nunca (2021), está na sexta edição e a obra Cuide dos seus pais antes que seja tarde (2018), ficou entre os mais vendidos no país na categoria não ficção. Ele também escreve crônicas para os jornais Zero Hora e O Globo, é comentarista de programas de rádio e TV e influenciador digital, com cerca de cinco milhões de seguidores nas redes sociais.

A vinda do escritor à UFV é resultado de uma parceria da Universidade com o projeto Grandes Escritores, criado em Viçosa e que há mais de 20 anos leva nomes importantes da literatura a diferentes cidades do país.

A aula magna com Carpinejar encerrará a programação especial do Integra Calouros, no campus Viçosa. Mas, nos campi Florestal e Rio Paranaíba, as atividades de acolhimento presenciais começarão nesta segunda-feira e irão até quarta-feira (23), com diversas atrações culturais. Os detalhes estão disponíveis no site www.integracalouros.ufv.br.