Ufv na midia

Campus Viçosa

UFV na mídia: Revista Galileu destaca estudo de professores do Departamento de Educação Física

03/03/2023

Um estudo conduzido por pesquisadores da UFV e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sobre idosos com sarcopenia foi divugado em reportagem publicada pela Revista Galileu, nesta quinta-feira (2).

Na reportagem, o professor Helton de Sá Souza, do Departamento de Educação Física da UFV (DES), explicou que o estudo contou com a realização de treinamento resistido três vezes por semana, durante três meses, em idosos com sarcopenia - doença que leva à perda de massa muscular corporal associada à diminuição da força.

A partir da comparação dos exames e testes feitos com esses idosos e com os de outros, também sarcopênicos, mas que não realizaram o treinamento de exercícios resistidos, foi possível verificar que o primeiro grupo apresentou melhores resultados relacionados à força muscular, qualidade do sono e processo inflamatório.

A reportagem completa pode ser conferida no site da Revista Galileu. Mais detalhes sobre o estudo, que também teve a participação do professor Miguel Araújo Carneiro Júnior do DES, estão disponíveis no artigo Resistance Training Improves Sleep and Anti-Inflammatory Parameters in Sarcopenic Older Adults: A Randomized Controlled Trial, publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health.

Divulgação Institucional