Todos os campi

UFV proporciona aprendizado digital para pessoas idosas

01/12/2022

Fundo roxo com desenho de casa de idosos usando tecnologias. Texto em branco:

O material pode ser acessado no Locus e site do IPPDS

A Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) e o Grupo de Estudos e Práticas sobre Envelhecimento, Nutrição e Saúde estão disponibilizando o material educativo Aprendizado digital para pessoas idosas. Ele se destina a apoiar estratégias de inclusão digital para este público, principalmente sobre o uso de ferramentas de comunicação muito utilizadas, como o WhatsApp, Google Meet e Youtube.

A produção do conteúdo foi motivada pelo contexto da pandemia da covid-19, que trouxe importantes desafios à extensão universitária para a continuidade dos projetos com o público idoso, exigindo adaptação e proposição de novas atividades de educação gerontológica em uma realidade de exclusão digital. O material foi concluído como parte do projeto de extensão Educação para um envelhecimento ativo e saudável em tempos de pandemia: um olhar sobre a saúde. Ele foi aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura no Edital Especial nº 01/2021 e contou com o apoio do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) e da Rede de Apoio à Pessoa Idosa em Minas Grais. A coordenação é da professora Andréia Ribeiro, do Departamento de Nutrição e Saúde (DNS), também coordenadora da Unapi.

Participaram da elaboração estudantes de graduação, pesquisadores e extensionistas na área do envelhecimento do DNS, Administração e Contabilidade e das universidades federais do Tocantins e Lavras. A produção ainda teve a colaboração especial do ex-professor do Departamento de Informática da UFV Marcus Vinicius Alvim Andrade.

O material pode ser acessado gratuitamente no Locus, repositório institucional da Universidade, e no site do IPPDS.