Todos os campi

Colação de grau é realizada presencialmente e reúne turmas de formandos dos últimos anos no campus Viçosa

27/08/2022

As solenidades aconteceram no Espaço Multiuso do campus Viçosa

As celebrações de formatura da última semana, além de muito esperadas – já que foram as primeiras presenciais depois do período de distanciamento da pandemia –, entraram para a história da UFV. A colação de grau, geralmente promovida para uma turma de formandos, desta vez englobou turmas de três anos: de julho de 2020 a agosto de 2022. Foram realizadas duas solenidades, na quinta (25) e na sexta-feira (26), para que tanto os formandos quanto os recém-formados que concluíram seus cursos de graduação durante os períodos letivos remotos pudessem comemorar a conquista do diploma na Universidade. Familiares e amigos também estiveram na instituição para ver os aproximadamente 1.200 alunos e ex-alunos vestirem becas.

“A vida é repleta de finais que servem para dar espaço a outros começos”, refletiu o orador Carlos Henrique Valadares, logo no início do seu discurso. Ele, que concluiu o curso de Letras em 2021 e participou da solenidade realizada simbolicamente para os recém-formados na quinta-feira, afirmou que estudar na UFV foi o sonho da maioria dos seus colegas e lembrou como fazer parte da Universidade transformou a vida de tantas pessoas. Suas palavras ressoaram de maneiras diferentes no público, principalmente quando tratou dos momentos difíceis da pandemia.

Dentre tantas pessoas com histórias de vida diferentes reunidas nas duas noites estiveram aquelas que viram entes queridos partirem e aquelas que viram novos integrantes da família chegarem. Este foi o caso de Pilar Alves, que pegou seu certificado com uma mão enquanto segurava a filha Míriam, de três meses, com a outra (foto abaixo). Ela contou que viveu vários “finais” e “começos” nos últimos anos: conclusão do curso de Ciências Biológicas em 2021, primeiro emprego como professora, casamento, nascimento da filha e saída de Viçosa. Acontecimentos que também marcaram “finais” e “começos” de versões dela mesma: “uma nova Pilar, mas com todo o aprendizado que tive em toda esta caminhada”, disse.

O discurso do orador – lido por Janete Galdino, formanda do curso de Educação Infantil, na solenidade de sexta-feira – ainda recomendou que os novos profissionais, ao encontrarem as pessoas que, de alguma maneira, contribuíram com suas trajetórias, agradeçam “com toda a força que obtiveram nos anos na UFV”. E encerrou: “com essa mesma força, prossigam, levem essa história com vocês, para onde o futuro aguarda. O que nos marcou se torna eterno”.

Voltar ao espaço onde tradicionalmente acontecem as solenidades de colação de grau, depois de dois anos e meio, também foi emocionante para o reitor Demetrius David da Silva. Especialmente porque, como prometido pela Universidade, as cerimônias contemplaram os recém-formados nas seis solenidades realizadas de maneira remota. Na colação de grau, ele destacou, “torna-se evidente o quanto a Universidade Federal de Viçosa, instituição pública, realiza uma tarefa fundamental: formar pessoas capacitadas intelectual e moralmente, que venham a contribuir para o desenvolvimento social, econômico e político do nosso país”.

O professor Demetrius também falou sobre os momentos difíceis da pandemia que afetaram a todos de maneira expressiva e evidenciaram o quanto qualidades como solidariedade e empatia e o quanto a ciência e o conhecimento científico são importantes. Ele lembrou que, no contexto conturbado e cheio de incertezas dos últimos anos, a UFV se esforçou ao máximo para garantir que as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, assim como as atividades administrativas, acontecessem de forma efetiva e salientou o compromisso e engajamento da instituição no enfrentamento da doença.

No pronunciamento para os novos profissionais, o reitor afirmou que a Universidade “é um pouco de cada um de nós e de nossas vidas”. A instituição, segundo ele, é vitoriosa “frente às adversidades, às limitações, ao desânimo e às incertezas” e completa 96 anos de sucesso, dos quais os agora ex-alunos fazem parte. Por isso, também ressaltou: “nos ajudem a defender a UFV enquanto uma instituição pública de ensino, inclusiva, que trabalha em prol da formação de profissionais capazes e do desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico”.

Homenagens

As duas solenidades realizadas no Espaço Multiuso do campus Viçosa foram marcadas por diversas homenagens, aos formandos e recém-formados, aos seus pais e a professores e técnicos.

Alguns formandos foram agraciados com medalhas Presidente Bernardes de prata e de ouro, pela excelência obtida em seus cursos de graduação. Foram entregues 31 medalhas de prata e duas de ouro: aos formandos Vinícius Parzanini Brilhante de São José, do curso de Nutrição, e Lídia de Jesus Souza, do curso de Serviço Social.

Todos os momentos foram transmitidos ao vivo pelo Youtube. As gravações continuam disponíveis nos links youtu.be/Rtk8MpIUvIc e youtu.be/vq7IZzZ7BlA. As fotografias estão em photos.app.goo.gl/7GVXuTZvb4gEK8Rh7.

Fotos: Daniel Sotto Maior

______
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.

Pilar Alves, com a filha Míriam, recebendo o cumprimento do reitor na solenidade de quinta-feira