Extensão

Todos os campi

Livro reúne orientações para o cuidado da pessoa idosa em casa

03/08/2022

A publicação foi idealizada durante a pandemia

Cuidando em casa: guia básico de cuidados ao idoso é o título do livro que acaba de ser lançado por integrantes do projeto de extensão Estratégias tecnológicas e educativas para o enfrentamento da covid-19. O projeto foi um dos aprovados no edital que, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, selecionou, em 2020, propostas de combate à pandemia e geração de emprego e renda. Por meio desse projeto, o grupo promoveu um curso de extensão para cuidadores de idosos que acabou resultando na publicação do livro, organizado pelas professoras Andréia Guerra Siman e Erica Toledo de Mendonça, ambas do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV.

Conforme prefácio assinado pela professora Andréia Queiroz Ribeiro (Departamento de Nutrição e Saúde), coordenadora do Programa de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa/UFV, o livro reúne orientações essenciais para o cuidado da pessoa idosa em casa. Com linguagem simples e acessível, ele contém dez capítulos organizados a partir das principais alterações do corpo no envelhecimento. Além disso, aborda ações preventivas para um envelhecimento saudável e ativo. O tema central na maioria dos capítulos, conforme Andréia Ribeiro, é o cuidado, inclusive com quem cuida. A ideia é garantir qualidade de vida das pessoas idosas e também dos cuidadores.

Para a professora Andréia Guerra Siman, coordenadora do projeto Estratégias tecnológicas e educativas para o enfrentamento da covid-19, que encerrou suas ações em 2021, o livro foi pensado em um momento de grandes mudanças na rotina das famílias. Neste contexto, na avaliação da professora, era fundamental que o idoso tivesse acesso a informações de qualidade para o seu autocuidado, assim como o cuidador, para que se sentisse mais preparado para a função. Tal cenário, segundo Andréia Siman, “despertou o interesse dos autores para debater e escrever sobre o enorme desafio de se manter os cuidados mínimos e a dignidade do idoso num cenário de isolamento social”. Sua expectativa é que o livro auxilie e oriente as pessoas, mesmo sem formação técnica, sobre questões básicas que envolvem o cuidado com o idoso.

Cuidando em casa pode ser acessado pelo link tinyurl.com/2s3ztsjm.

Divulgação Institucional

_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.