Ambulatório de atendimento à população do campo é homenageado pela Emater

13/12/2021

As extensionistas Karina Bicalho (esq.) e Jeane Fontes com o médico Leandro David na homenagem

O trabalho realizado pelo Ambulatório de Atenção à Saúde Integral da População do Campo, promovido pelo Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) da UFV, foi homenageado pela Emater-MG como Melhor Ação Regional de 2021. A homenagem aconteceu em uma solenidade realizada dia 9 de dezembro, em Viçosa.

O Ambulatório foi criado pelo DEM, em 2020, para que alunos do internato em medicina tivessem oportunidade de estagiar nas sedes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Segundo o coordenador do Ambulatório, professor Leandro David Wenceslau, a pandemia e a sobrecarga de trabalho para os profissionais de saúde que atuavam nos ESFs deixaram a população, que contava com os serviços de atenção básica, sem acesso às consultas e exames de rotina.

Foi então que o DEM procurou a Emater para oferecer o serviço aos pequenos agricultores e trabalhadores rurais da região. “Esta população requer uma atenção especial na abordagem, linguagem e entendimento das questões culturais e procuramos fazer isso nos atendimentos”, contou Leandro. As consultas são mais longas e focam na educação para saúde e bem-estar.

Com a parceria, a Emater divulga o trabalho, identifica os pacientes e faz o agendamento das consultas, que acontecem uma vez por semana, sempre nas tardes de segunda-feira, na Unidade de Atenção Especializada em Saúde (Uaes). São realizadas seis consultas semanais.

De acordo com o professor Leandro, diabetes, hipertensão, problemas musculares causados por posturas inadequadas e até câncer de pele, devido ao excesso de exposição ao sol, são os casos mais comuns na população rural. “É bom para os agricultores, mas é também uma experiência muito rica para os residentes, alunos do internato e até para os iniciantes, que acompanham as consultas e têm oportunidades de conhecer as demandas mais comuns nos produtores e trabalhadores rurais”, afirmou o médico. O Departamento de Nutrição e Saúde também tem colaborado com o projeto com orientações nutricionais.

Para Karina Lopes Bicalho, extensionista de bem-estar social do escritório da Emater em Viçosa, os pacientes elogiam muito a qualidade dos atendimentos no ambulatório especializado, bem como a agilidade para marcação das consultas. “É uma parceria muito proveitosa porque, nós, da Emater, também aproveitamos os agendamentos para dar orientações úteis à saúde das comunidades rurais em questões que envolvem a qualidade da água potável e a importância das fossas sépticas”, disse ela.