Institucional

Todos os campi

Reitoria recebe equipe técnica da Fundação Nacional de Saúde

28/08/2021

O encontro aconteceu na reitoria, no campus Viçosa

A vice-reitora Rejane Nascentes recebeu, na última sexta-feira (27), um grupo de técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Eles vieram de Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG) para conhecer especialistas e ver de perto a infraestrutura e as inovações tecnológicas da UFV nas áreas de atuação da Fundação: saneamento e saúde ambiental. De acordo com a superintendente da Funasa em Minas Gerais, Edicleusa Moreira, a competência da Universidade é evidente nas ações que seus pesquisadores e ex-alunos já desempenham junto à Fundação. Uma nova oportunidade de atuação conjunta, no entanto, surgiu recentemente e motivou o desejo do grupo de estabelecer esse contato mais próximo.

As instituições e a Prefeitura Municipal de Florestal estão firmando um termo de cooperação para implementação da experiência-piloto do Programa Saneamento Brasil Rural na cidade, que sedia o campus Florestal da UFV. O reitor Demetrius David da Silva participou de duas reuniões com a Fundação, em maio e agosto, em Brasília (DF), com esse objetivo. A iniciativa, que prevê melhorias nas condições sanitárias da população rural brasileira, será iniciada tendo a expertise da Universidade como aliada. Inclusive, do campus Florestal, o professor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas Hygor Rossoni acompanhou o encontro desta sexta-feira.

Nesse contexto, a UFV e a Funasa também estão firmando um Termo de Execução Descentralizada, em parceria com a Prefeitura Municipal de Florestal, para aprimorar a área de educação ambiental focada em saneamento rural na cidade onde está um dos campi da Universidade. A previsão é que o repasse de recursos seja realizado ainda no ano de 2021 e as atividades sejam iniciadas em 2022.

Segundo Edicleusa, a Funasa procura trabalhar conjuntamente com as universidades com os objetivos de unir esforços em benefício da população e aproveitar a riqueza de pesquisa e inovação tecnológica do país. A Fundação, nas palavras do grupo de técnicos, sempre é atendida pela UFV de acordo com o que precisa e “está pronta para constituir novas parcerias”, como destacou a coordenadora de Educação em Saúde Ambiental da Fundação, Roberta Barros. Também integraram o grupo a coordenadora de Gerenciamento e Celebração de Convênios, Isaudina de Paula; o chefe do Serviço de Saúde Ambiental, Jaime da Silva; a chefe do Serviço de Governo da Superintendência da Funasa em Minas Gerais, Rozana Santos, e o biólogo da Seção de Segurança e Qualidade da Água, Pedro Castro.

A Universidade, Rejane reforçou, está à disposição. Para a vice-reitora, os trabalhos conjuntos com certeza são beneficiados com a participação de especialistas de diversas áreas, assim como o ensino, a pesquisa e a extensão são fortalecidos. A aproximação entre conhecimento científico e aplicação de tecnologia social é essencial, ressaltou o professor Alisson Borges, do Departamento de Engenharia Agrícola.

Além da reunião na reitoria, o grupo de técnicos visitou o campus Viçosa, dando atenção especial à Estação de Tratamento de Água. Eles ainda estiveram na unidade da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z), que corresponde a uma tecnologia criada pela Funasa para reduzir o déficit de acesso à água potável em comunidades rurais brasileiras. A UFV contribui com pesquisas que tem como objetivos avaliar e qualificar a SALTA-z, sob a coordenação do professor do Departamento de Engenharia Civil Rafael Bastos, que participou tanto do encontro na parte da manhã quanto acompanhou as visitas à tarde, assim como o diretor de Meio Ambiente, Ulisses Comini, e o chefe da Divisão de Água e Esgoto, João Francisco Pimenta, também da Universidade.

Abaixo está um registro da vice-reitora Rejane Nascentes (centro) com o grupo da Fundação: da esquerda para a direita estão Pedro Castro, Roberta Barros, Edicleusa Moreira, Isaudina de Paula, Rozana Santos e Jaime da Silva.

Divulgação Institucional

.

Visita à Estação de Tratamento de Água do campus Viçosa