Institucional

Campus Viçosa

Reuniões na Ebserh e na Funasa fazem parte da agenda do reitor em Brasília nesta terça-feira

10/08/2021

Da esq. para a dir. estão Bruno, Simone, Oswaldo e Demetrius, na Ebserh

O reitor Demetrius David da Silva esteve em Brasília (DF) novamente nesta terça-feira (10). Acompanhado pelo assessor de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da UFV, Bruno David Henriques, ele participou de reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Junto ao prefeito de Florestal (MG), Wagner dos Santos Junior, Demetrius esteve na Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O reitor e o assessor de Saúde foram recebidos pelo presidente da Ebserh, Oswaldo de Jesus Ferreira, para tratar da cooperação técnica referente à liberação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). O objetivo é implantar esse sistema de gestão hospitalar nas unidades ambulatoriais vinculadas à Universidade e nos hospitais São João Batista e São Sebastião, unidades de Ensino certificadas pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação em Viçosa, onde estudantes e profissionais dos cursos de Medicina, Enfermagem e de Nutrição da instituição têm a oportunidade de realizar atividades práticas e vêm prestando um importante apoio aos serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O AGHU é adotado como padrão nos hospitais universitários federais da rede Ebserh. Sua implantação em Viçosa, de acordo com Demetrius, resultaria no aprimoramento tanto da gestão administrativa quanto do atendimento ao público, “além da redução dos custos com procedimentos e exames que muitas vezes são solicitados por ausência de informações por parte dos pacientes”.

Segundo Demetrius, a Diretoria de Tecnologia da Informação da UFV ainda poderá atuar de maneira colaborativa com a Ebserh, propondo e desenvolvendo possíveis melhorias para o AGHU, contribuindo para o alcance dos objetivos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais.

Também participaram da reunião na Empresa o deputado federal Rodrigo de Castro e, da Ebserh, a diretora de Tecnologia da Informação, Simone Scholze, e a chefe de gabinete, Iára Guerra.

Melhorias nas condições sanitárias da população rural de Florestal

Com o presidente da Funasa, Giovanne da Silva, o reitor e o prefeito de Florestal deram continuidade ao processo de implementação da experiência-piloto do Programa Saneamento Brasil Rural no município onde está um dos campi da UFV. O esforço conjunto das administrações institucional e municipal foi iniciado em maio, quando Demetrius e Wagner se reuniram pela primeira vez com Giovanne. Nesta terça-feira (10), eles prosseguiram com as tratativas, visando o estabelecimento de um Termo de Execução Descentralizada entre a Fundação e a Universidade, em parceria com a Prefeitura Municipal de Florestal, com repasse de recursos ainda no ano de 2021 e atividades previstas para serem realizadas entre 2022 e 2023.

Vale lembrar que o Programa Saneamento Brasil Rural do governo federal é coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da Funasa, e prevê melhorias nas condições sanitárias da população rural brasileira. Florestal será a primeira cidade a recebê-lo e a UFV atuará como parceira, contribuindo com a atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico e a realização de diagnósticos na área nas propriedades rurais no município, entre muitas outras atividades.

A ação atenderá diretamente 1.148 habitantes (418 domicílios) e indiretamente 7.533 habitantes, mais a população flutuante. O investimento, por meio do Programa, será de cerca de R$ 6 milhões.

Divulgação Institucional

A partir da direita estão Demetrius, Wagner e o presidente da Funasa, Giovanne