Todos os campi

Reitor e professor do campus de Florestal participam de reuniões no MCTI e na Funasa

13/05/2021

Demetrius e Herbert estiveram com o ministro Marcos Pontes

O reitor Demetrius David da Silva e o professor do campus de Florestal Herbert Fernando de Oliveira participaram de duas reuniões em Brasília (DF) nesta quarta-feira (12). Com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Giovanne da Silva, eles discutiram respectivamente a implementação do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação e apoiaram a implantação do projeto-piloto do Programa Saneamento Brasil Rural em Florestal. Nas duas reuniões, Demetrius e Herbert estiveram junto ao prefeito do município, Wagner dos Santos Junior; ao vice-prefeito, Edmir Aparecido Figueiredo, e ao presidente da Câmara Municipal, Wellington Mourão.

A implementação do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação em Florestal, de acordo com o reitor, está alinhada com a intenção da UFV de estender o sistema de funcionamento e beneficiamento regional do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa para todos os campi da instituição. A inciativa, Demetrius explica, corresponde a uma oportunidade de fortalecer a produção de propriedade intelectual da Universidade e a disseminação de suas expertises para a sociedade, além de um investimento na capacidade empresarial e industrial da região.

Segundo Herbert, coordenador do Ecossistema, a reunião desta quarta (12), da qual também participou o deputado federal Marcelo Freitas, foi importante para mostrar como a inovação é estimulada no campus de Florestal desde o ensino médio – com os cursos técnicos – até a pós-graduação e como a localização do município na divisa da região metropolitana da capital do estado com o centro-oeste mineiro é estratégica. O apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), como ele e o reitor destacam, é fundamental para a concretização do projeto.

Outras fotografias da reunião no MCTI, com todos os participantes, estão disponíveis no Flickr.

Melhorias nas condições sanitárias da população rural

Já na Funasa, o esforço conjunto das administrações institucional e municipal resultou na obtenção de R$ 6 milhões para a implantação do projeto-piloto do Programa Saneamento Brasil Rural em Florestal. O Programa do governo federal é coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da Fundação Nacional de Saúde, e prevê melhorias nas condições sanitárias da população rural brasileira. Florestal será a primeira cidade a recebê-lo e a UFV atuará como parceira, contribuindo com a atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico e a realização de um diagnóstico na área nas propriedades rurais no município, entre outras atividades.

O reitor ressalta o apoio do deputado federal Diego Andrade durante a reunião e salienta que a Funasa ainda se comprometeu a assinar um Termo de Execução Descentralizada com a Universidade com a finalidade de aprimorar a área da educação ambiental focada em saneamento rural.

Na primeira imagem abaixo, da direita para a esquerda, estão: o professor Herbert Fernando de Oliveira; o reitor Demetrius David da Silva, o deputado federal Diego Andrade e o presidente da Funasa, Giovanne da Silva

Marcos Pontes com Demetrius (à esq.) e com Herbert (à dir.)