IPPDS apresenta cartilha sobre agricultura familiar em Minas Gerais

22/07/2021

O Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) da UFV lançará, nesta sexta-feira (23), às 9h30, a cartilha Um novo retrato da agricultura familiar de Minas Gerais. O material, produzido pela equipe do IPPDS, a partir dos dados do Censo Agropecuário de 2017, será apresentado pelo diretor do Instituto e professor da UFV, Marcelo José Braga. O lançamento integrará o evento promovido pela Emater e pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em comemoração à Semana da Agricultura Familiar, com transmissão pelo Youtube para todo o público.

A cartilha demonstra que, em Minas Gerais, 72,7% dos estabelecimentos rurais são de agricultores familiares. Ela detalha outras informações, como o gênero, faixa etária e o nível de instrução do responsável pelo estabelecimento, número de pessoas ocupadas na agricultura familiar, uso de tecnologias e valor da produção das principais culturas, dentre outras. Além disso, apresenta uma análise comparativa com os dados do Censo Agropecuário de 2006.

Logo após a realização do evento de lançamento, a cartilha ficará disponível para download gratuito  no site do IPPDS.