Todos os campi

Reunião reforça cautela do Comitê Pós-Pandemia em análise de demandas da comunidade

19/04/2021

O Comitê Pós-Pandemia esteve reunido nos dias 15 e 16 de abril para, mais uma vez, apreciar solicitações de diferentes setores e órgãos da UFV relacionadas ao retorno de atividades presenciais. Em função do contexto de agravamento da pandemia de covid-19, que colocou Minas Gerais na onda roxa do Programa Minas Consciente, os pedidos foram analisados com muita cautela. Tanto é assim que a maioria deles voltará a ser apreciada quando houver um cenário de melhor controle epidemiológico, que represente maior segurança aos envolvidos. A resposta às demandas não poderia ser diferente considerando os números de Viçosa apresentados pelo professor Francisco Murilo Zerbini, representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação no Comitê.

O professor é coordenador do Laboratório de Ecologia e Evolução de Vírus, do Departamento de Fitopatologia, um dos seis da UFV credenciados pela Fundação Ezequiel Dias para a realização de testes de detecção do novo coronavírus. Segundo ele, dos 1.172 testes realizados pelos laboratórios do campus Viçosa do mês passado até agora, 479 tiveram resultado positivo, ou seja, 41%. Este percentual está muito acima do que os laboratórios registraram em períodos anteriores.

Entre abril e setembro de 2020, por exemplo, quando Viçosa adotou medidas mais rigorosas de combate à pandemia, foram feitas 3.387 testagens, das quais 3,45% positivas, o equivalente a 117 pessoas infectadas. De outubro a dezembro, após o relaxamento das medidas na cidade, 20,5% das 2.370 amostras coletadas foram positivas. Isso representava 486 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. O agravamento do quadro em Viçosa também é uma realidade nas regiões onde os campi de Florestal e Rio Paranaíba estão inseridos.

Na extensa pauta da reunião do Comitê Pós-Pandemia estiveram temas relacionados a estágios, especialmente dos cursos da área de saúde, atividades de extensão e pesquisa e também a Instrução Normativa nº 37 da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia, que altera a que havia sido divulgada em outubro com orientações sobre o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial.

Também foi abordado o Plano de Contingência da UFV frente à pandemia de covid-19, um documento organizado pela vice-reitora Rejane Nascentes, presidente do Comitê. O Plano, que traz um registro de tudo o que a Universidade vem realizando para enfrentar o atual cenário, estará, em breve, à disposição da comunidade acadêmica.

Para a vice-reitora, que presidiu a reunião via Google Meet, mais uma vez o Comitê permitiu uma reflexão conjunta sobre os caminhos seguros que a instituição deve seguir neste contexto de pandemia. Mesmo consciente dos prejuízos que a covid-19 tem trazido para as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, ela ressalta que o Comitê seguirá deliberando e encaminhando para a aprovação da administração superior somente atividades que não coloquem em risco a saúde das pessoas.

Vale lembrar que além da vice-reitora, integram o Comitê Pós-Pandemia, instituído em julho de 2020, os diretores dos campi Florestal e Rio Paranaíba, pró-reitores, diretores dos centros de ciências e do CAP-Coluni, bem como técnicos e representantes estudantis e de sindicatos dos servidores da Universidade.