Professoras da UFV integram Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado de Minas Gerais

20/01/2021

As professoras Bianca Aparecida Lima Costa, do Departamento de Economia Rural, e Ana Lídia Galvão, do Departamento de Economia Doméstica, campus Viçosa, foram designadas pelo governo de Minas Gerais como membros junto ao Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado de Minas Gerais (Consea-MG). O ato, com a publicação, foi divulgado nessa terça-feira (19) e as professoras exercerão o mandato por dois anos, contados a partir de 1º de janeiro de 2021.

O Conselho é um órgão colegiado de interação do governo do estado com a sociedade civil, vinculado ao gabinete do governador. Seus objetivos são deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito de Minas Gerais.

As professoras foram indicadas pela Universidade Federal de Viçosa e representarão a Região do Caparaó. De acordo com Bianca Costa, o Consea é um órgão de controle e participação social e tem como objetivo a garantia do direito à alimentação adequada a todos mineiros, atuando com políticas e ações públicas de segurança alimentar e nutricional sustentável.

A UFV tem “um longo e importante papel nesses debates por meio das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, e, ao ter representantes no Consea, a Universidade “poderá contribuir diretamente para o desenvolvimento social e sustentável do estado, atuando em diálogo com outros setores da sociedade em prol de uma causa tão importante”, destacou.