Todos os campi

Pesquisadores apresentam atualização do software livre SPEED Stat

26/10/2020

O professor André Mundstock de Carvalho, do Instituto de Ciências Agrárias do Campus da UFV de Rio Paranaíba, e o ex-aluno de Engenharia Química Felipe Queiroz Mendes, lançaram, durante um minicurso do Simpósio de Integração Acadêmico (SIA), a versão 2.4  do software SPEED Stat. O software de livre acesso é um pacote para estatística experimental, criado para ajudar os usuários a superarem os frequentes problemas de análises estatísticas em situações experimentais corriqueiras.

Segundo os desenvolvedores, o SPEED Stat 2.4 representa a versão consolidada do programa após três anos de feedback de usuários. “Embora não seja tão abrangente como o SAS, o R ou mesmo o Genes, ele se destaca pela extrema simplicidade na realização dos procedimentos clássicos, com todas as facilidades de edição no ambiente do Excel”, disseram os programadores.

O programa, um spreadsheet program livre, foi publicado recentemente no periódico científico Crop Breeding and Applied Biotechnology e pode ser baixado gratuitamente no site do programa