Prêmios

Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada vence prêmio concedido pela Sober

18/09/2020

A tese Ensaios sobre migração rural-urbana e mudanças climáticas no Nordeste brasileiro, defendida pela estudante Linda Márcia Mendes Delazeri, no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFV, foi a vencedora do Prêmio Edson Potsch Magalhães 2020. A premiação é concedida pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober) à melhor tese em Economia Rural.

O trabalho, defendido em setembro do ano passado, foi orientado pelo professor Dênis Antônio da Cunha (Departamento de Economia Rural). Nele, Linda Márcia analisa os impactos das mudanças climáticas sobre a migração rural-urbana no Nordeste brasileiro ao longo das últimas duas décadas do século XX. Ela também avalia os potenciais impactos das mudanças climáticas esperadas para o futuro sob diferentes cenários sobre a distribuição futura da emigração e população rural na região.

Durante o doutorado, Linda Márcia participou do programa World Population, por meio do qual realizou um sanduíche no International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), na Áustria, onde foi orientada pelo pesquisador Guillaume Marois.

O prêmio será entregue durante o 58º da Sober, que ocorrerá virtualmente entre 26 e 28 de outubro.