Todos os campi

UFV apresenta estratégia para suprir término do período excepcional de acesso a recursos avançados de gravação do Google Meet

11/09/2020

A partir do dia 1º de outubro, as aulas e reuniões remotas da UFV, realizadas pelo Google Meet, poderão ter no máximo 100 participantes e as gravações só ficarão disponíveis para visualização por 30 dias, sem a possibilidade de download. Isso porque as reuniões com até 250 participantes e armazenamento das gravações são benefícios adicionais que se encerrarão no dia 30 de setembro. Eles foram oferecidos à UFV e a todas as instituições de ensino do Brasil e do mundo que aderiram ao pacote G suíte com o objetivo de auxiliar no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

A limitação do número de participantes não interferirá nas atividades do Período Especial Remoto da UFV (PER), tendo em vista que não há turmas com mais de 100 alunos. Já para suprir a limitação de acesso às gravações no Google Meet, a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) se antecipou e trabalhou para encontrar a alternativa mais viável à comunidade acadêmica. Foram selecionadas as ferramentas gratuitas desse segmento e escolhido o programa Open Broadcaster Software (OBS Studio), a partir de uma análise minuciosa que considerou critérios como: praticidade de uso, funcionalidades disponíveis, popularidade e plataformas de utilização.

O OBS Studio é um programa de streaming e gravação, gratuito, de código aberto e multiplataforma, ou seja, pode ser utilizado nos sistemas operacionais Windows, Linux e Mac. Ele possibilita a gravação da tela do computador, gerando um arquivo de vídeo com extensão .mkv, que pode ser transmitido para o Drive e/ou YouTube. Dessa forma, os professores poderão gravar as aulas e disponibilizar o link para os estudantes acessarem a qualquer momento.

A DTI disponibilizou um tutorial completo sobre a instalação e utilização do OBS Studio. Serão também oferecidas salas de suporte para esclarecimento de dúvidas, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 16h, pelo link meet.google.com/idj-ekag-dbg.

Vale lembrar que todas as aulas gravadas, até dia 30 de setembro pelo Google Meet, continuarão armazenadas no Drive. Os outros recursos do G Suite, como Google Drive, Gmail e Classroom, não foram afetados, já que são ilimitados desde o início do contrato com a Google.

Gravação de aulas durante o PER

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFV deliberou pela gravação das aulas no Período Especial Remoto (PER) como forma de minimizar os eventuais transtornos causados por interrupções de internet durante as aulas síncronas. Além disso, considerou que a possibilidade dos estudantes revisarem os conteúdos por meio das gravações se constituiria em uma importante ferramenta didático-pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem.

Em nota publicada no dia 5 de agosto, a UFV alertou à comunidade que a imagem dos professores, estudantes e demais envolvidos em atividades acadêmicas e o conteúdo oral e escrito das aulas encontram-se legalmente protegidos e somente poderão ser utilizados para os fins exclusivamente acadêmicos.