Todos os campi

UFV e organizações africanas estabelecem comitê diretivo de programa para capacitação e promoção do desenvolvimento agrícola

20/08/2020

O reitor indicou os professores Vladimir Di Iorio e Murilo Zerbini para integrarem o Comitê

Integrantes da UFV, do Forum for Agricultural Research in Africa (Fara) e do Tertiary Education Trust Fund (Tetfund) da Nigéria se reuniram virtualmente nesta quarta-feira (19) para estabelecer o Comitê de Governança e Coordenação que tratará da parceria que firmaram no âmbito do programa de cooperação Agricultural Research and Innovation Fellowship for Africa (Arifa) – de oferecimento de bolsas de pesquisa e inovação para a promoção do desenvolvimento da agricultura no continente africano. Entre as responsabilidades do Comitê estão os últimos ajustes do processo seletivo de cerca de cem nigerianos que ingressarão em 25 cursos de mestrado dos três campi da Universidade no segundo semestre letivo de 2020. Nas pós-graduações, que abrangerão principalmente as áreas da agricultura e da alimentação, os estudantes estrangeiros conhecerão tecnologias que podem ser adaptadas e aplicadas na Nigéria, cujas condições ambientais são semelhantes a algumas regiões do Brasil.

A pandemia da Covid-19 trouxe grandes desafios e modificações para a realização do programa de cooperação, como o reitor Demetrius David da Silva destacou durante a reunião. A UFV, que receberia os estudantes estrangeiros presencialmente, por exemplo, teve que preparar seus professores para ministrarem as disciplinas iniciais dos cursos de mestrado de maneira remota. Para o próximo ano, Demetrius espera que as condições sanitárias permitam que os nigerianos venham para o Brasil e continuem seus estudos junto com os brasileiros. O reitor também ressaltou que a parceria com o Fara, que, agora, inclui o Tetfund, é muito satisfatória. Para ele, é um orgulho contribuir com a Nigéria em uma ação que pretende fomentar centros de excelência e tornar o país mais competitivo.

Na ocasião, Demetrius indicou o diretor de Relações Internacionais, Vladimir Oliveira Di Iorio, e o assessor especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco Murilo Zerbini Júnior – presentes na reunião –, para integrarem o Comitê. De acordo com Vladimir, as disciplinas remotas serão oferecidas na língua inglesa (oficial na Nigéria), mas, com o objetivo de enriquecer a experiência, a Universidade também ofertará aulas para que os interessados aprendam a língua portuguesa e conheçam a cultura brasileira. Este treinamento específico será importante, segundo ele, para que os nigerianos realizem ações práticas do dia a dia quando estiverem no Brasil.

O evento, presidido pelo diretor-executivo do Fara, Yemi Akinbamijo, e acompanhado pelo secretário-executivo do Tetfund, Suleiman Bogoro, entre outros participantes, ainda contou com a presença da conselheira técnica da Diretoria de Relações Internacionais da UFV Simone Eliza Facioni Guimarães e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição, Raul Narciso Carvalho Guedes.

Vale lembrar que o contato entre UFV e Fara começou há aproximadamente dois anos. Em 2019, quatro representantes da organização visitaram o campus Viçosa para oficializar a parceria.