Todos os campi

II Fórum das Licenciaturas promove interação entre universidade e escola

04/08/2020

Teve início, nesta terça-feira (4), o II Fórum das Licenciaturas, transmitido pelo Canal do Programa UFV em Formação, no Youtube. O evento conta com palestras, debates e discussões referentes à formação inicial e continuada de professores, em um regime colaborativo e de interação entre universidade e escola.

O primeiro dia do Fórum foi marcado pela palestra da professora Carmen Teresa Gabriel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre a experiência do Complexo de Formação de Professores. Além disso, em uma mesa-redonda, docentes debateram suas experiências de educação remota no contexto de Minas Gerais.

Cerca de 6 mil pessoas se inscreveram no evento, sendo mais de 90% desse total formado por professores da educação básica. O tema de maior interesse dos participantes, informado previamente, é a educação remota emergencial no contexto da pandemia de Covid-19, que será debatido ao longo da programação.

O evento vai até sexta-feira (7) e será encerrado com a palestra do professor Antonio Nóvoa, da Universidade de Lisboa, referência internacional na área de formação de professores e grande entusiasta da colaboração entre universidade e escola. Os participantes ainda poderão colaborar com a construção dos Princípios das Licenciaturas da UFV, documento que busca contribuir para a formação de professores.

O Fórum é promovido pela Pró-Reitoria de Ensino em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, tendo o apoio operacional da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead). Todo conteúdo ficará disponível no Canal do UFV em Formação, no Youtube.